Porto de Santos terá pesquisas inéditas sobre mão-de-obra e impacto econômico


07/05/2007 18:20

Compartilhar:

Paulo Alexandre (ao centro) durante reuniao do projeto, na UniSantos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/P. Alexandre Reuniao do Porto UniSantos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) realizará estudos inéditos sobre o mercado de trabalho no porto de Santos. Em parceria com a Comissão de Universidades e Centros Universitários do Litoral Paulista, o IPAT também vai apurar o impacto das atividades portuárias na economia da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). A primeira pesquisa deverá ser divulgada em julho.

A informação foi confirmada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Estadualização do Porto de Santos. O parlamentar também preside a Comissão de Universidades, que reúne 15 instituições de ensino superior da RMBS.

Em um dos quatro levantamentos previstos no projeto Porto Universidade " envolverá mais de 50 pessoas, entre professores, pesquisadores, auxiliares de pesquisa e estagiários de diversos cursos de graduação ", o instituto traçará diagnóstico de como será o mercado de trabalho na região em 2017, a partir dos investimentos com influência direta e indireta no setor portuário paulista, como a construção do trecho sul do Rodoanel e do terminal Barnabé-Bagres, empreendimento que praticamente dobrará a capacidade de movimentação do cais santista.

De acordo com o deputado, os estudos serão fundamentais para o planejamento estratégico do porto, como a criação de cursos de capacitação profissional. "Para cada pesquisa divulgada, vamos submeter o resultado à avaliação de professores, especialistas e profissionais ligados à atividade portuária".

Paulo Alexandre também espera que as pesquisas ajudem na tomada de decisões de autoridades públicas e privadas. "Existe uma grande preocupação com relação ao esgotamento da infra-estrutura portuária e a falta de mão-de-obra especializada na região. É um problema que pode se agravar com o início da exploração de gás na bacia de Santos", justificou.

Serão desenvolvidas as seguintes pesquisas: O Mercado de Trabalho no Porto de Santos; O Impacto Econômico do Porto de Santos na Baixada Santista; Porto-Cidades " O Relacionamento da População com o Porto de Santos; e O Porto do Futuro " Como Será o Porto de Santos em 2017.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp