Undo-Kai em Jundiaí


03/05/2011 08:52

Compartilhar:

Autoridades e convidados aguardam a ordem de partida para a competição da corrida das velas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ARYFOSSENGINCANA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 64ª edição do Undo-Kai da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí aconteceu no domingo, 1/5, em sua sede no Jardim Planalto. O evento reuniu associados, autoridades e convidados para prestigiar as 52 provas disputadas por faixas etárias. Entre os presentes estava o deputado Ary Fossen (PSDB), um dos dois sócios honorários da Nipo Jundiaí, que anualmente participa do Undo-Kai, inclusive das provas esportivas.

O presidente da associação jundiaiense, Tugiu Sakae, explicou que Undo-Kai significa reunião para prática esportiva. "É uma gincana poliesportiva distribuída em 52 provas e envolve participantes de três a 95 anos. É uma confraternização entre associados e convidados e todos ganham prêmios, não importando a colocação", explicou. Ele destacou que, nos 66 anos de fundação da Nipo Jundiaí, esta é a 64ª edição do evento, realizado sempre no primeiro domingo de maio. A competição, que acontece no Japão no dia 20 de abril, data de nascimento do imperador Hirohito, foi introduzida no Brasil com a chegada dos primeiro imigrantes japoneses, em 1908.

Durante discurso na abertura oficial do evento, Fossen destacou a importância do Dia do Trabalho e também falou sobre os terremotos que assolaram o Japão, ressaltando o trabalho dos japoneses na reconstrução das áreas atingidas. Após a cerimônia, houve a prova para as autoridades e convidados. Realizada em duas etapas, os competidores tiveram que percorrer um trecho com uma vela acesa. (mlf)



afossen@al.sp.gov

alesp