Seminários debatem o uso de energia limpa e renovável


18/01/2008 16:41

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Seminário "O Problema como parte da solução: aproveitamento energético de resíduos" Clique para ver a imagem ">

A Assembléia promoveu a discussão, com especialistas de diversas áreas, da geração de energia limpa a partir do uso de resíduos sólidos: O Problema como Parte da Solução: Aproveitamento Energético de Resíduos foi o nome do ciclo de debates voltado para encontrar destino para o lixo no Estado de São Paulo. No primeiro seminário, realizado na Assembléia em 1º/10/2007, foi debatida a geração de energia a partir da queima do bagaço da cana-de-açúcar. No segundo, realizado em 17/10/2007 na sede da Fiesp, em São Paulo, foi abordado o aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos. O evento, fruto de uma parceria entre a Assembléia Legislativa e a Fiesp, teve como proposta analisar e discutir o problema da destinação final desses resíduos no Estado.

Na abertura, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, saudou a união de esforços entre os vários órgãos governamentais, técnicos, estudiosos, executivos e outros setores da sociedade na busca de melhores soluções de um problema que afeta a todos. Vaz de Lima disse que em sua recente viagem à Europa observou outros modelos de tratamento desses resíduos. Nelson Pereira dos Reis, vice-presidente do meio ambiente da Fiesp, também acredita que a solução passa pela união de esforços. "Governo e iniciativa privada, juntos, podem achar soluções adequadas para o problema".

alesp