Parlamentar propõe medida para acabar com acidentes envolvendo basculantes


09/05/2007 19:58

Compartilhar:

 Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/vitor sapienza01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De autoria do deputado Vitor Sapienza (PPS), moção enviada ao governo federal pretende dar mais segurança ao trânsito e evitar o choque de caçambas de caminhões basculantes contra viadutos, túneis e passarelas. Sapienza quer fazer com que o Conselho Nacional de Trânsito determine que os caminhões basculantes sejam dotados de uma corrente removível, que prenda a longarina do chassi à caçamba, impedindo que a mesma se levante sem o manuseio do motorista.

O deputado citou vários exemplos em que, involuntariamente, a caçamba de caminhões basculantes se levantou com o veículo em movimento, ocasionando choques contra obras-de-arte e provocando danos ao patrimônio público, além de riscos à segurança dos usuários das vias públicas.

A solução proposta pelo deputado se assemelha à aplicada no eixo cardã dos caminhões. No caso de rompimento com o veículo em movimento, o cardã poderia cravar-se no solo, provocando a soltura do conjunto traseiro de rodas e até mesmo o capotamento do caminhão. A legislação passou a exigir que os caminhões fossem dotados de uma espécie de cinta metálica ou corrente, fixa no chassi, para que no caso de soltura do cardã ele permaneça pendurado, sem o risco de tocar o solo.

vsapienza@al.sp.gov.br

alesp