Seminário apresenta Portal da Assembléia aos usuários


04/07/2007 15:55

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Tânia Mendes, do Comitê Executivo do Portal da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MAU_0125.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Portal da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PORTAL PUBL MAU_0129.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna Cymbaum, da equipe técnica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PORTAL MESA MAU_0021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criado sob a concepção de gestão compartilhada, o Portal da Assembléia Legislativa mantém-se atualizado em tempo real graças à geração de conteúdo diretamente pelas unidades produtoras.

No 4º Seminário de Capacitação, o funcionamento do portal e os projetos de recursos que serão implantados foram apresentados aos usuários da Assembléia. A intenção é iniciar um processo de treinamento no uso do portal por meio de palestras aos setores envolvidos no decorrer do segundo semestre. "O objetivo do portal é bastante ambicioso: ele não quer ser um publicador, ele quer ser uma assembléia digital", afirma Tânia Mendes, do Comitê Executivo.

Depois de exibir um vídeo de animação alusivo ao funcionamento do Portal da Assembléia, Edna Cymbaum, da equipe técnica, fez um rápido histórico do projeto, iniciado em 2004. ele é formado por três equipes: de tecnologia, de que participa o Departamento de Informática, de gestão de conteúdos, formada pelo Comitê Executivo, e de layout, de que faz parte o Departamento de Comunicação.

Com a gestão compartilhada, a matriz de responsabildiade - quer dizer, a parte de cada área é gerida integralmente por ela - evita que haja repetição de informação. A informação entra uma só vez e é capturada em outras áreas sempre que necessário. Isso possibilita a busca unificada em todas as bases de dados que compõem o portal: legislação paulista atualizada, processo legislativo, notícias da Alesp e outros.

Novos projetos

Entre os novos serviços que o comitê pretende implantar, estão o chamado "Palavra do Deputado, espaço alimentado pelos gabinetes com divulgação das atividades do mandato. Também estão previstas medidas de acessibilidade, como material em áudio e a TVWeb, baseada em banco de imagens e som. O destaque maior, entretanto, é para o projeto de certificação digital, que permitirá elaborar todo o trâmite do projeto somente de forma virtual, eliminando o papel como repositório da documentação gerada.

Também fazem parte dos planos a personalização da página de abertura, em que o usuário escolherá os assuntos de interesse que devem constar da sua página personalizada. Também poderá cadastrar-se para receber boletim de matérias de seu interesse.

Diversas perguntas de usuários foram respondidas durante o seminário, e palestras pontuais devem ser programadas para o segundo semestre através do ILP.

alesp