Conselho de comunidades estrangeiras homenageia figuras que se destacaram em 2007


19/08/2008 21:18

Compartilhar:

Ato solene do Conscre homenageou importantes figuras que se destacaram em 2007.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MAC_0282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade do Conscre <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MAC_0294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença de personalidades representativas das diferentes etnias que compõem o Conscre " Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras " aconteceu nesta terça-feira, 19/8, o ato solene que homenageou importantes figuras que se destacaram em 2007.

O presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, abriu o evento lembrando a "vocação cosmopolita que São Paulo expressa em suas importantes manifestações culturais". Vaz citou também que a Assembléia Legislativa paulista sempre teve representantes de diferentes origens: "Nosso futuro se constrói sobre as bases de uma convivência harmoniosa entre as diferentes culturas". O presidente da Assembléia citou ainda o crescimento do Conscre ao longo dos anos, prometendo um espaço maior para seu funcionamento no novo prédio que está em fase final de construção.

O Conscre, cujo idealizador foi o então presidente da Assembléia Legislativa " e hoje deputado federal e secretário municipal ", Walter Feldman, foi criado com o objetivo de integrar, socializar e amparar os trabalhos comunitários de diversas nacionalidades residentes no Estado de São Paulo. O Conselho conta atualmente com o apoio de mais de 20 comunidades estrangeiras, como a árabe, a italiana, a japonesa, a judaica e a espanhola, entre outras. São Paulo é também a cidade com maior número de negros fora da África.

Durante a cerimônia foi feita a apresentação de um vídeo produzido pela TV Alesp que abordou os diferentes aspectos das culturas que chegaram em ondas sucessivas desde os portugueses, e que mudaram a "cara" de São Paulo com suas intervenções na arquitetura e nos costumes.

O presidente do Conscre, Sergio Serber, falou da importância dessa convivência entre as culturas e agradeceu o apoio que todos os presidentes vêm dando ao Conselho.

Compuseram a mesa Sergio Serber e Walter Feldman, o senador Romeu Tuma, o vereador Gilberto Natalini e os vices-presidentes do conselho, Cláudio Pieroni e Manoel Julio Del Carpio.

alesp