Santa Casa está mais próxima do acelerador linear


13/05/2010 16:43

Compartilhar:

Manoel Neves e Paulo Alexandre <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/PAULOALEXLINEAR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A compra do acelerador linear pela Santa Casa de Santos poderá ser feita nos próximos meses. O processo de autorização para a aquisição do aparelho já foi enviado pela Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Santos à Secretaria da Saúde estadual, de onde sairão os recursos que serão repassados ao hospital. A expectativa é que o convênio seja assinado ainda neste semestre.

A informação foi apurada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que iniciou o movimento para a compra do acelerador, utilizado no tratamento de radioterapia em pacientes com câncer. A ação do parlamentar atendeu ao requerimento do vereador Sadao Nakai e a um apelo pessoal do provedor do hospital, Manoel Lourenço das Neves.

Como o equipamento está orçado em R$ 3,5 milhões, valor acima do limite de emenda parlamentar, Barbosa propôs a união dos deputados da região para a apresentação de emendas individuais de R$ 500 mil ao hospital. Em 1º de junho de 2009, foi celebrado o acordo político para a indicação da verba para o orçamento de 2010. Barbosa foi o primeiro a ter a emenda autorizada pela Casa Civil, em janeiro.

"Foi uma vitória da união da bancada da Baixada. É uma conquista que terá reflexo direto na vida de centenas de pessoas que realizam tratamento na Santa Casa", disse o deputado.

Em razão da maior precisão na emissão de raios, o acelerador linear permite uma redução da área delimitada do corpo para as sessões de radioterapia.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp