Seminário apresenta estrutura parlamentar e administrativa da Casa aos novos deputados


16/12/2010 20:57

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/BoasVindasZED03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Instituto Legislativo Paulista realiza seminário destinado aos novos parlamentares e assessores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/BoasVindasZED01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/BoasVindasZED02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa, através do Instituto Legislativo Paulista (ILP), realizou nesta quinta-feira, 16/12, seminário destinado aos novos parlamentares e assessores a fim de lhes apresentar a estrutura administrativa e organizacional do Parlamento, além de esclarecer vários serviços que estarão à disposição dos deputados.

O presidente do ILP, Roberto Lamari, na abertura do evento, saudou os parlamentares e os assessores recém-chegados à Assembleia, esclarecendo que o instituto oferece diversos cursos de aperfeiçoamento para os servidores do Legislativo.

Tânia Rodrigues Mendes, coordenadora do Comitê Executivo do Portal da Assembleia, iniciou a série de palestras explicando o funcionamento do portal na internet. Assim como o nome sugere, ela esclareceu que se trata de uma porta de entrada virtual para um Parlamento digital. "Trata-se de uma comunicação na rede entre deputados, servidores e cidadãos, que são ao mesmo tempo, autores e usuários", explicou.

A palestrante enfatizou que os documentos elaborados de forma digital facilitam os trabalhos dos vários setores interligados da Casa. "Tudo que nasce em meio digital, tem sua divulgação de forma mais rápida", declarou. Tânia explicou ainda outras funções e ferramentas de pesquisa disponíveis através do portal.

Outros temas como "O gabinete e a prestação de contas", "Processo Legislativo", "A função de Fiscalização", "Processo Orçamentário", "Como o Departamento de Documentação e Informação Pode Auxiliar no Mandato Parlamentar", e o "ILP e a Nova Função legislativa: Educação para a Cidadania" também fazem parte do seminário.

Estiveram presentes ao seminário, os deputados Orlando Bolçone (PSB), Ulysses Tessinari (PV), Sebastião dos Santos Filho (PRB), Leci Brandão (PCdoB), Itamar Borges (PMDB) e André Luis do Prado (PR).

alesp