Mais sete municípios podem se tornar estâncias turísticas


31/03/2011 16:40

Compartilhar:

Parque Estadual Morro do Diabo localizado em Teodoro Sampaio no Pontal do Paranapanema<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/BRAGATOESTANCIASz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa projetos de lei transformando sete municípios das regiões de Presidente Prudente e Andradina em estâncias turísticas: Martinópolis, Teodoro Sampaio, Iepê, Rosana, Panorama, Pauliceia e Castilho.

O Projeto de Lei 171/2011 informa que o balneário da represa Laranja Doce, no município de Martinópolis, é um importante centro de atração turística para a região de Presidente Prudente e do norte do Estado do Paraná.

Já o Projeto de Lei 167/2011 destaca a importância do Parque Estadual do Morro do Diabo, localizado no município de Teodoro Sampaio, para a biodiversidade da região oeste do Estado de São Paulo. O parque possui uma área de 33.845,33 hectares, onde se concentra um dos principais redutos do mico-leão-preto do país. Os turistas também visitam a reserva para a prática do ecoturismo.

No PL 172/2011, Bragato aponta os recursos naturais existentes no município de Iepê que o tornam em condições de se tornar estância turística: córregos, rios sem poluição, quedas d´água, o Parque Ecológico Auriverde localizado em uma ilha, o Espaço Cultural Armando Cavichiolli e o Museu do Índio, com rico acervo e onde está a maior urna funerária indígena já encontrada no Brasil.

O Projeto de Lei 168/2011 transforma em estância turística o município de Rosana, no Pontal do Paranapanema e às margens do rio Paraná. Em Primavera que é distrito de Rosana encontra-se a maior área de preservação verde em relação ao número de habitantes no Estado.

Os projetos de lei 169 e 174, também de 2011, classificam como estâncias as cidades de Pauliceia e Panorama, ambas situadas às margens do Lago da Hidrelétrica Sérgio Motta no rio Paraná. Possuem recursos naturais e paisagísticos que atraem visitantes de várias regiões e de outros estados para atividades náuticas, pesca esportiva e lazer. Panorama e Pauliceia fazem divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul (MS).

Castilho também se localizada às margens do rio Paraná na divisa dos estados de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. No município foi concluída, em 1974, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias conhecida como Usina de Jupiá. A hidrelétrica possui barragem de 5.500 metros de extensão. Cerca de 10 mil turistas visitam a hidrelétrica por ano, a maioria na barragem durante a época da piracema quando os peixes sobem o rio para reprodução. Na barragem foi construída uma escada adaptada que facilita esse processo e os peixes são monitorados.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp