CCJ aprecia proposta de revogação da lei que penaliza discriminação sexual
Da redação
A Comissão de Constituição e Justiça apreciou nesta quarta-feira, 8/12, uma pauta composta por 54 itens. Sob a presidência do deputado Ricardo Tripoli (PSDB), os membros da comissão aprovaram pareceres favoráveis a 43 projetos.
Entre eles, figura o PL 705/2003, de autoria do deputado Afanasio Jazadji (PFL), que revoga a Lei nº 10.948, de 5 de novembro de 2001, que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à pratica de discriminação em razão de orientação sexual.
Em sua justifica, o parlamentar evoca o princípio consagrado pela Constituição da República de que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", garantindo-se a inviolabilidade do direito à vida, à igualdade e à propriedade. Ele sublinha a palavra "igualdade" e argumenta que a lei desiguala os iguais, ao mandar punir o que chama de "manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra homossexual, bissexual ou transgênero", desfazendo do princípio da igualdade inerente à natureza humana.
"Para essa lei, iguais são os homossexuais, os bissexuais e os transgêneros. Basta, segundo a lei, simples manifestação atentatória a eles e já haverá punição. Até mesmo este projeto, não fosse a imunidade parlamentar protegendo o mandato do Parlamentar, poderia ser tachada de ato "atentatório" e, portanto, passível de punição", argumenta o parlamentar.
Foi aprovado, também, o parecer favorável ao projeto do deputado Baleia Rossi (PMDB), o PL 1151/2003, que obriga a Secretaria estadual de Energia e Recursos Hídricos a divulgar, mensalmente, os níveis das represas fornecedoras de água para consumo ou para produção de energia elétrica.
Dois outros projetos com pareceres favoráveis aprovados tratam de normas para apresentações artísticas. O PL 1302/2003, do deputado Alberto "Turco Loco" Hiar (PSDB), dispensa os músicos da apresentação da Carteira da Ordem dos Músicos do Brasil para participação de shows e eventos afins. Já o PL 76/2004, de autoria do deputado Said Mourad (PFL), obriga a colocação de placas informativas dos valores de couvert artístico e de ingressos cobrados nas casas noturnas que exploram música ao vivo ou eletrônica.
A proposta de instituição do Programa de Transplante de Medula Óssea - Promedula (PL 334/2004), apresentada pelo deputado Hamilton Pereira (PT), e a que obriga as escolas estaduais a dispor de cadeiras de rodas para uso eventual por acidentados, convalescentes e idosos (59/2004), do deputado Souza Santos (PFL), também tiveram pareceres favoráveis aprovados pela comissão.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições