Prova pedestre estimula preservação ambiental


10/07/2007 17:19

Compartilhar:

Prova percorre área desbravada pelos bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BARBOSA PROVA PEDESTRE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prova pedestre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BARBOSA PROVA PEDESTRE b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Que o atletismo é um meio eficiente de estimular a prática esportiva todo mundo já sabe. A novidade agora é que o pedestrianismo também pode ser um importante instrumento de incentivo ao turismo ecológico na Baixada Santista.

A idéia de transformar uma prova pedestre em atrativo turístico pode ser viabilizada com o projeto de lei do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que inclui o Desafio da Mata Atlântica " A Tribuna/Cubatão no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Realizada anualmente no mês de julho, em Cubatão, o desafio atrai mais de mil participantes, entre atletas profissionais, corredores amadores, caminhantes e portadores de necessidades especiais.

No percurso de sete quilômetros e meio, subindo pelo Caminho do Mar (Estrada Velha), é possível contemplar as belezas naturais da Serra do Mar, em trechos onde a preservação se faz presente. A intenção é que, em 2008, a prova possa ser divulgada no material informativo confeccionado pelo Governo do Estado.

Paralelamente ao projeto, o deputado tenta viabilizar a realização de uma caminhada ecológica no mesmo percurso da prova, atraindo artistas, esportistas e autoridades públicas para o evento.

"Seria uma forma de chamar atenção para a necessidade de se preservar a Mata Atlântica e valorizar a riqueza histórica que envolve os caminhos desbravados pelos bandeirantes", justificou Paulo Alexandre.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp