A problemática da infância brasileira na visão pictórica do jovem Luis Matos

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
03/05/2006 16:53

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Luis%20Matos%20Infancia%20bras3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Luis%20Matos%20Infancia%20bras4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luis Matos, pseudônimo artístico de Luis Fernando Matos Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LUIS MATOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Luis%20Matos%20Infancia%20bras2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luis Matos tem necessidade de se exprimir e de comunicar, abertamente, através da pintura, situações e impressões que colheu do ambiente em que viveu e vive até hoje. São fatores nem sempre alegres e exultantes, pois que, à beleza envolvente, à luminosidade solar da região fronteiriça com Mato Grosso, aparecem muitas vezes penosas condições existenciais.

O jovem e talentoso pintor traça com a espátula e com o pincel suas anônimas figuras de crianças sem sorriso. Transfere à espessura da matéria e da cor a missão de atribuir à composição a força de exprimir figurativamente as intenções que levitam em seu subconsciente. Pintura autêntica, portanto. Pintura forte, tecnicamente válida, rica de pensamento e de lirismo.

No jogo das sombras está o valor do conteúdo das obras, onde uma intensidade sofrida se ilumina de clarões quase improvisos, às vezes descontínuos ou até mesmo rompidos pela seqüência existencial. Suas linhas não aceitam separação, são traçadas com um elo de amor entre as criaturas, numa harmoniosa aceitação.

A exigência expressiva sai dos próprios limites do espaço imposto para se direcionar com harmonia de tons difundidos ao encontro do universal. O diálogo iniciado pelo pintor encontra uma temática aprofundada nos valores criativos que se manifestam na pureza da linguagem. Suas imagens não permanecem isoladas, porque são unidas ao mistério ancestral através da transparência das figurações.

Mensageiro de antigos e quase insolúveis problemas que constituem também emblemas de nossa civilização, Luis Matos é um pintor que absorve e faz sua a problemática da infância de hoje. Sua obra apresenta um equilíbrio de formas e motivações, de cores e volumes, de realidade e de imaginação, de drama e de sinfônica paz.

As quatro obras da série Infância Brasileira, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, transmitem uma força narrativa que se impõe denunciando uma sensibilidade pouco comum, pela profunda análise que o autor faz do ser humano e de sua dolorosa vivência à luz da esperança de sua redenção.

O artista

Luis Matos, pseudônimo artístico de Luis Fernando Matos Silva, nasceu em Ilha Solteira (SP) em 1980, onde realizou seus estudos primários e secundários. Depois de ter cursado um ano na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo, transferiu-se para São José do Rio Preto, SP, onde freqüenta atualmente a Faculdade de Arquitetura.

Desde muito cedo demonstrou interesse pela arte, dedicando-se a desenhos de histórias em quadrinhos, caricaturas, esculturas, esculturas em argila, grafitagem etc.

Cursou também aulas de arte com o professor Rubens Domingos, onde descobriu o verdadeiro gosto pela pintura em tela e posteriormente pela escultura: em madeira, concreto celular, sucata e pedra-sabão, participando com esses trabalhos dos Mapas Culturais Regionais da Secretaria de Estado da Cultura.

É associado da Associação Ilhense de Belas Artes.

Participou de diversas exposições coletivas em Ilha Solteira, São José do Rio Preto e cidades da região e realizou mostras individuais no Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa de São Paulo, SP; Galleria D"arte de Montisola, Brescia, Itália (2004), Galeria Spazio Surreale, São Paulo, SP; Espaço Cultural da Infraero, Aeroporto de Guarulhos, SP; Espaço Cultural Three Blue Towers, São Paulo, SP (2005).

Suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e em acervos oficiais da Câmara Municipal de Ilha Solteira e do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp