Ricardo Amadeo funde lirismo e realidade, fantasia e gosto pelo detalhe

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
04/04/2006 15:44

Compartilhar:

Ricardo Amadeo, pseudônimo artístico de Ricardo Amadeo Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amadeo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Obra "Tempo I" Clique para ver a imagem ">

A grande capacidade técnica, a facilidade de observar além do objeto, de penetrar situações e reinventá-las com extrema habilidade oferecem a Ricardo Amadeo possibilidades expressivas as mais diversas. Mas a força de sua construção e uma paleta rica de emoções pictóricas delineia as amplas capacidades do artista e acentuam os significados de sua linguagem.

Uma forte aspiração de conhecimento o empurra em direção de interpretações da realidade que correspondem a uma medida mais exata do homem. Seu cromatismo é equilibradamente distribuído com a intenção precisa de dar à comunicação uma conquistada felicidade existencial.

Amadeo desenha seus pássaros, seus vasos, suas flores com um traço demarcador, cuja delicadeza dos tons de suas cores confere à obra uma graça repleta de leveza e sensibilidade. Na realidade, mesmo representando realisticamente seus quadros, o artista transfere sobre a tela imagens de seu subconsciente.

Valendo-se de uma técnica consumada, sua obra apresenta em seus temas aspectos sempre novos e variados dos quais capta toda a força vital da natureza. As cores, muitas vezes vivas, outras em degradê, dão a suas imagens uma vivacidade primaveril e as coloca, ao mesmo tempo, num mundo de sonhos. São projeções de sua fértil fantasia que de tal modo dão livre desafogo a sua melhor veia artística.

A obra Tempo I, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é de uma surpreendente modernidade. O traço que na sua pureza forma e dá corpo a sua composição, animando-a com um cromatismo cuidadosamente empregado, obtém efeitos sugestivos de agradável visão. Trata-se sem dúvida de uma bela fusão entre lirismo e realidade, entre fantasia e gosto pelo detalhe.

O artista

Ricardo Amadeo, pseudônimo artístico de Ricardo Amadeo Junior, nasceu em São Paulo, em 1945. A partir de 1962 estudou cerâmica de alta temperatura com Sheila Nachtigall, artes gráficas no Senai e na Editora Abril, fotografia na Enfoque.

Formou-se em artes plásticas na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), onde realizou cursos especiais de desenho, pintura e história da arte. Desde 1968 trabalha como artista gráfico na W2 Comunicação Negócios, na Amadeo Escritório de Arte e na Editora Abril. A partir de 1987, dedicou-se ao magistério, sendo até hoje professor de programação visual e editoração na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e na Faculdade Anhembi do Morumbi.

Participou de inúmeras exposições individuais, tais como: Gero Galeria, Galeria Itaú, Ribeirão Preto, SP; Galeria Aquarela, Campinas, SP; Spazio Pirandello, Espaço Cultural do Teatro Municipal de Piracicaba; Galeria Paulo Figueiredo, Bauru; Galeria Século XXI, São Paulo, SP; Galeria Portinari, São Paulo, SP (1967/2005).

Entre as exposições coletivas, destacam-se: Ibero Clube, Bonn, Alemanha; Sociedade Germano Ibero-Americana, Frankfurt, Alemanha; Galeria do Bonfim, Amsterdã, Países Baixos; Espaço Cultural Embraer, São José dos Campos, SP; Salão Nacional de Arte Contemporânea, São Paulo, SP; Artistas da Granja Viana, SP; Mostra da Casa de Apoio (desde 2000), SP; O Desenho Como Forma de Expressão, Pinacoteca do Estado, São Paulo, SP; 3º Salão Nacional de Artes Plásticas, São Paulo, SP; 6 de São Paulo, Galeria Selection Arte, São Paulo, SP; Os Anacrônicos da Madrugada, São Paulo, SP.

No campo da escultura realizou um painel de concreto moldado e oxidado para obra dos arquitetos Ubirajara Mota Ribeiro e Walter Maffei em São Paulo, SP, e outra na Igreja São Domingos, em Perdizes, São Paulo, SP. Recebeu diversos prêmios e suas obras encontram-se em coleções particulares e acervos oficiais como o do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp