Evento comemora 25 anos da criação dos Consegs


10/05/2010 20:50

Compartilhar:

Participaram da solenidade diversas autoridades das polícias Militar e Civil, deputados e coordenadores de diversos Consegs do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/Conseg - ED_6034.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olímpio Gomes (ao centro) preside Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/Conseg - ED_6042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Criação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) é comemorada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/Conseg - ED_6136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em comemoração à criação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) - em 1985, por meio de decreto do então governador Franco Montoro - a Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, presidida pelo deputado Olimpio Gomes (PDT), reuniu-se nesta segunda-feira, 11/5. Os participantes lembraram as ações de Montoro (falecido em 1999) caracterizadas pela excelência em privilegiar a democracia participativa.

Participaram da solenidade diversas autoridades das polícias Militar e Civil, deputados e coordenadores de diversos Consegs do Estado. Adriano Diogo (PT) parabenizou os representantes dos conselhos, afirmando que os Consegs são "verdadeiros desaguadouros dos problemas das comunidades".

Para Olimpio Gomes, "os conselhos são fóruns de discussão para identificar as necessidades da população e encaminha-las às autoridades competentes, potencializando o atendimento que as polícias presta à população".

Vanderlei Siraque (PT) entende os conselhos como forma efetiva de participação do povo nas ações de governo.

Foram agraciados com o diploma de mérito pela Coordenação Estadual dos Consegs os deputados estaduais Olimpio Gomes e Ricardo Montoro (PSDB), o federal Dimas Ramalho (PSDB/SP), coronel Luis de Castro, representando o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, o delegado-geral de polícia, Domingos Paulo Neto, o reitor da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, o superintendente da Polícia Técnica e Científica, Celso Perioli, e o secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado, Arnaldo Lima Júnior.

Ricardo Montoro agradeceu as homenagens feitas ao pai, Franco Montoro, e asseverou que ele foi o homem que aproximou o povo do Estado. "Foi o homem das Diretas Já (numa referência à mobilização pelas eleições diretas no país".

O secretário Arnaldo Lima sintetizou "o jubileu dos Consegs na palavra cidadania, conceito que começa a ser inserido na sociedade brasileira".



Entidades de apoio



Os Consegs são formados por pessoas residentes no mesmo bairro ou município, que se reúnem com certa frequência para discutir, planejar e acompanhar as soluções de problemas de segurança existentes nas comunidades. São entidades de apoio às polícias Civil e Militar, representados nessas entidades pelo comandante da Policia Militar e pelo delegado-geral de Polícia. O trabalho junto a voluntários civis tem o objetivo de ampliar o entendimento e a cooperação com a sociedade, buscando soluções para problemas de segurança.

alesp