Subcomissão de Transportes recebe documento sobre problemas no DER

Órgão deixou de receber mais de R$ 1 bilhão em repasses
30/11/2011 18:50

Compartilhar:

 Lineu Neves Mazano, João Caramez e Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Subcomtransportes30nov11Mauri.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lineu Neves Mazano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Subcomtransportes30nov11MauriLineuNevesMazano.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Subcomtransportes30nov11Mauri1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez preside subcomissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComTransportes30nov11Mauri1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A subcomissão da Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado João Caramez (PSDB), criada com a finalidade de tratar da valorização e dos anseios dos funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) recebeu, em sua segunda reunião, o presidente da diretoria do Sindicato dos Servidores do DER, Lineu Neves Mazano.

Além de discorrer sobre o histórico de lutas do sindicato pela valorização do DER e de seus funcionários, Lineu Mazano entregou ao deputado Caramez documento que detalha os problemas enfrentados pelo órgão e as reivindicações de seus servidores. Segundo ele, o DER sofre, entre outros problemas, com a desigualdade conferida a ele em relação às concessionárias das estradas de rodagem. "Quanto foi deixado de ser repassado do ônus das concessões ao DER?" indagou. Afirmou que mais de R$ 1 bilhão deixou de chegar ao DER, recursos que seriam suficientes para a reestruturação de que o órgão necessita.

As terceirizações de diversos serviços, de acordo com o presidente do sindicato, muitas vezes não respeitam as normas legais. Além disso, alegou que a Artesp até hoje não realizou concurso para o preenchimento de seus quadros de funcionários, penalizando ainda mais o repasse de recursos ao DER, tendo em vista os altos salários conferidos aos não concursados da Artesp. "O que queremos está sintetizado neste documento", declarou Lineu Mazano, que solicitou também a realização de audiência pública para tratar do assunto.

O deputado João Caramez lembrou que dos 21 mil quilômetros de estradas no Estado de São Paulo, 15 mil estão sob a responsabilidade do DER e apenas seis mil são administrados por concessionárias. "Temos que lutar para que o DER ofereça aos seus usuários as mesmas condições que as concessionárias oferecem. Para tanto, precisamos valorizar seus funcionários", afirmou. "Vamos nos debruçar sobre este documento e apresentar uma agenda de trabalho com as prioridades a serem conquistadas em prol dos servidores do DER", concluiu.

Estiveram também presentes à reunião outros representantes do Sindicato dos Servidores do DER, além dos deputados Roberto Morais (PPS) e Chico Sardelli (PV). (DA).

alesp