Deputado apresenta propostas para a saúde pública na Baixada


13/04/2007 10:23

Compartilhar:

Bruno Covas <i>(à dir.)</i> e Barradas: propostas para a saúde na Baixada Santista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BRUNO COVAS BARRADAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A melhoria das condições da saúde da população nos municípios da Baixada Santista foi discutida pelo deputado Bruno Covas (PSDB) e pelo secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, durante encontro na secretaria na última quarta-feira, 11/4. Vários aspectos de uma política de saúde regional eficiente e abrangente foram reiterados pelo parlamentar. Ele deixou a audiência com dois compromissos reafirmados: a instalação de um centro de especialidades em Santos e a estadualização do Hospital de Itanhaém, no Litoral Sul.

Serão criadas, em todo o Estado, 20 unidades de centros de especialidades. A primeira será instalada em Santos, nas dependências do Posto de Atendimento Médico (PAM) Aparecida, e funcionará como um braço do Hospital Guilherme Álvaro, que hoje está com sua capacidade de atendimento sobrecarregada.

O Hospital de Itanhaém, com a estadualização, passará a ser administrado com um novo modelo de gestão, a cargo de uma Organização Social de Saúde (OSS). Além da população local, ele atenderá os habitantes de Mongaguá, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe.

O deputado também revelou ao secretário sua preocupação com a necessidade de aumento do teto do SUS nos hospitais da Baixada Santista, sobretudo pela ampliação do Complexo Hospitalar Arthur Domingues Pinto, na zona noroeste. Essa reivindicação conta com o apoio de cinco deputados estaduais e dois deputados federais eleitos pela região. Seu sucesso depende do governo federal e beneficiará toda a população da Baixada.

bcovas@al.sp.gov.br

alesp