Palestra a alunos de Matemática da Uni-facef


06/05/2008 17:22

Compartilhar:

Engler durante palestra no Uni-facef<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/ENGLER  UNIFACEF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Roberto Engler (PSDB) abriu nesta segunda-feira, 5/5, a III Semana de Matemática do Centro Uni-facef (Centro Universitário de Franca), um dos eventos do II Fórum de Estudos Multidisciplinares, promovido pela universidade que é uma autarquia do município de Franca.

Para cerca de 50 alunos, Engler ministrou a palestra "Matemática: a ciência da lógica". O parlamentar, doutorado na matéria pela USP, fez um breve relato de sua vida como educador, iniciada com apenas 16 anos em uma sala improvisada no quintal de sua casa, em Franca. "As histórias e os desafios da vida de um professor servem de incentivo e exemplo para aqueles que desejam trilhar o mesmo caminho", explicou.

Em seguida, Engler enfatizou os aspectos, sempre lógicos, porém enigmáticos e paradoxais da Matemática, por meio de exemplos. O professor citou, entre outros, o último teorema de Pierre Fermat, uma espécie de Santo Graal da Matemática, que levou mais de 350 anos para ser decifrado, o que ocorreu em 1995. "A matemática e os matemáticos, com suas obsessões, brilhantismo e frustrações são singulares e essa história é um belo exemplo disso", disse.

Ao fim da palestra, durante explicação de um exercício curioso de Matemática, Engler abandonou sobre a mesa o microfone e ostentou apenas o giz utilizado em equações esboçadas na lousa, no mais perfeito "remake" de seus tempos de professor. "Está no sangue", justificou.



rengler@al.sp.gov.br

alesp