Presidente da Associação dos magistrados é entrevistado por parlamentar


18/05/2009 11:49

Compartilhar:

Orlando Morando e Henrique Nelson Calandra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ORLANDOMORANDOMAGISTRADOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O programa "Personalidade Mais" deste sábado, comandado por Orlando Morando, traz uma entrevista com o desembargador Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação Paulista dos Magistrados.

No primeiro bloco do programa, Calandra falou sobre a morosidade do judiciário e os avanços que estão sendo feitos nessa área, como por exemplo, um juizado que está funcionando de forma virtual, ainda em fase experimental; nele, todo o material processual é escaneado, examinado e julgado por computador e pode ser visualizado pela internet, agilizando as ações. O desembargador explicou também que as leis brasileiras permitem muitos recursos, daí a morosidade em muitos processos.

No segundo bloco, o destaque da entrevista foi a prisão eletrônica. O desembargador destacou a importância desse tipo de prisão, onde o preso fica com uma pulseira que acusa todos os movimentos feitos por ele. "É perfeita para os presos que estão em regime semi-aberto. A prisão eletrônica custa menos para o Estado, conseqüentemente custa menos para a população", explicou. No final do programa, Orlando Morando e Henrique Nelson Calandra conversaram sobre as vantagens das audiências por videoconferência que garantem um custo menor e mais segurança para todos, e sobre a privatização das cadeias.

"Personalidade Mais" é exibido aos sábados, às 21h00, com reprise às 13h00 do domingo e a uma hora da madrugada de quarta-feira, sempre na TV Mais, canal 8 da TVA e canal 10 da NET.



omorando@al.sp.gov.br

alesp