Sessão solene homenageia o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal


11/10/2011 15:45

Compartilhar:

Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/SolUniVegetal10out11Marco3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gerson Bittencourt (esq.) idealizador do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/SolUniVegetal10out11Marco2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/SolUniVegetal10out11Marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV)comemora seus 50 anos desde que seu fundador, mestre Gabriel, começou utilizar o chá hoasca em cerimômias religiosas nos seringais amazônicos. Nesse período, a associação conquistou 160 núcleos e 150 mil associados em seis países, e também travou diversas batalhas judiciais e na esfera administrativa (junto ao Ministério da Saúde) para que o chá não fosse considerado entorpecente.

Segundo Flávio Mesquita Silva, presidente da UDV, a questão chegou até a suprema corte dos Estados Unidos, que decidiu pela legalidade naquele país do uso ritualístico da beberagem feita da folha da chacrona misturada ao cipó mariri.

Também presente à cerimônia idealizada pelo deputado Gerson Bittencourt (PT), o mestre geral Francisco Herculano de Oliveira, que se associou a mestre Gabriel em 1967, resumiu a filosofia da UDV em palavras simples: "Nós aprendemos a viver pela prática do amor para construir a paz no mundo".

Ainda compondo a mesa que coordenou a solenidade, Vitor Luís de Figueiredo Martins e Ilka Boin destacaram as ações das 28 unidades beneficentes da UDV, cujo trabalho se concentra na alfabetização de jovens e adultos através do projeto Luz do Saber. (FRC)

alesp