População de Guarulhos participa de debate sobre Expresso Aeroporto


03/07/2007 19:03

Compartilhar:

Álvaro Armond<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUD PUBL COM SERV OBRAS Alvaro Armand (3)LEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUD PUBL COM SERV OBRAS GERAL MAU_0054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Viegas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUD PUBL COM SERV OBRAS Renato Viegas (2)LEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública da Comissão de Serviços e Obras Públicas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUD PUBL COM SERV OBRAS MESA LEM_0176.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sebastião Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUD PUBL COM SERV OBRAS SEB ALMEIDA LEM_0176 (32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo de Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUD PUBL COM SERV OBRAS Alberto Epifani (3)LEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado José Bruno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AUD PUBL COM SERV OBRAS JOSE BRUNO LEM_0176 (9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo principal de ouvir a população a respeito do chamado Expresso Aeroporto " uma linha ferroviária que fará a ligação do centro da cidade de São Paulo com o aeroporto internacional de Guarulhos ", a Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia promoveu uma audiência pública, nesta terça-feira, 3/7, com a presença de técnicos e especialistas no assunto. A implementação do linha ferroviária conta com a participação de empresas interessadas nas Parcerias Público-Privadas (PPPs). De acordo com os técnicos que compareceram à reunião, o projeto ainda está indefinido e ouvir a população é fundamental nesse estágio.

A comissão, presidida pelo deputado Sebastião Almeida (PT), quer garantir que a preocupação da comunidade seja considerada na elaboração do projeto. Vereadores do município de Guarulhos e representantes da sociedade civil manifestaram durante o encontro diversas dúvidas relacionadas à obra:o impacto ambiental que vai representar; a especulação imobiliária na região, que surgiu desde o anúncio da nova linha; a realocação dos moradores de áreas desapropriadas; e a questão emocional da população afetada.

Segundo o diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Álvaro Armond, o Expresso Aeroporto vai desafogar o saturado aeroporto de Congonhas, situado em pleno centro urbano da capital, bem como o trânsito na cidade. De acordo com Armond, oferecendo-se uma ligação direta ao aeroporto, com segurança e agilidade, haverá uma diminuição no fluxo do aeroporto de Congonhas, que possui uma infra-estrutura menor, porém um tráfego maior de passageiros. Armond garante que o foco principal do projeto é a qualidade de vida da população.

O coordenador de planejamento e gestão da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, Renato Viegas, explicou que dois consórcios apresentaram projetos à secretaria e estes estão sendo analisados para a consolidação de um projeto definitivo. "Estamos no meio do percurso", falou, lembrando a importância da participação da sociedade no processo, uma vez que muitos itens estão ainda sem definição.

Sebastião Almeida informou que uma nova audiência pública será agendada para o segundo semestre, no município de Guarulhos, para esclarecer a população a respeito do Expresso Aeroporto, e que até lá já deve haver dados definitivos sobre sua implantação.

O encontro contou com a participação de alguns membros efetivos da comissão, como os deputados José Bruno (DEM), Analice Fernandes (PSDB), Alex Manente (PPS) e Ana Perugini (PT), além de outros técnicos e especialistas no assunto.

alesp