Encontro do Colegiado de Presidentes dos Poderes Legislativos em Minas


24/05/2007 20:00

Compartilhar:

Primeiro vice-presidente da Alesp Waldir Agnello e governador Aécio Neves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/agnello ALMG b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro do Colegiado de Presidentes dos Poderes Legislativos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/agnello ALMG a.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> É a primeira vez que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais sedia uma reunião desse fórum, que em 2007 discutirá o tema "Fortalecimento do Poder Legislativo e o novo pacto federativo"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/agnello ALMG c.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidentes de assembléias de pelo menos 20 Estados vão participar até sábado, 26/5, do Encontro do Colegiado de Presidentes dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal. É a primeira vez que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais sedia uma reunião desse fórum, que em 2007 discutirá o tema "Fortalecimento do Poder Legislativo e o novo pacto federativo". A primeira atividade ocorreu no início da tarde de quinta-feira, 24/5, quando os presidentes das assembléias, incluindo o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), foram recebidos pelo governador Aécio Neves para um almoço no Palácio das Mangabeiras.

Depois do encontro com o governador, os parlamentares reuniram-se no Salão Nobre da Assembléia de Minas. Na reunião, o tema principal do debate foi o fortalecimento do Legislativo e o novo pacto federativo. Esse mesmo assunto foi destacado como prioridade pelo presidente Alberto Pinto Coelho, em seu discurso de posse, após sua eleição para o biênio 2007/09, em 1º de fevereiro deste ano.

Na ocasião, ele defendeu a implantação de um planejamento estratégico, entre outras propostas destinadas a fortalecer o Legislativo, com uma atuação guiada por três eixos prioritários: valorização de temas relativos ao desenvolvimento social; busca de um novo pacto federativo; e desenvolvimento das vocações e potencialidades mineiras. O objetivo, destacou o presidente, é buscar a interlocução com a sociedade sobre esses temas, ao mesmo tempo em que eles serão transformados em bandeiras do Legislativo.

Programação

Hoje, 25/5, os presidentes irão a São João Del-Rei e Tiradentes, onde, no sábado, 26/5, o Colegiado dos Presidentes das Assembléias conhecerá mais sobre o choque de gestão implementado pelo governo Aécio Neves. A palestra sobre o conjunto de medidas já implantadas pelo Executivo será feita pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, às 10h, no auditório da Pousada Pequena Tiradentes.

alesp