ILP realiza segundo curso de extensão em gestão pública


15/08/2005 16:47

Compartilhar:

Aula inaugural do segundo Curso de Extensão em Gestão Pública (CEGP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cursoILP3mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta segunda-feira, 15/8, aula inaugural do segundo Curso de Extensão em Gestão Pública (CEGP). Voltado para teorias e práticas de conhecimentos gerais da administração pública gerencial, o CEGP apresenta esses conhecimentos de forma tanto reflexiva quanto prática.

O presidente do ILP, Celso Matsuda, informa que o CEGP segue as diretrizes da atual Mesa Diretora, que busca o fortalecimento do Poder Legislativo. Para tanto, Matsuda explica que o Instituto trabalha em pesquisa e na capacitação dos funcionários. Ele acrescenta que, a partir desta turma, as vagas remanescentes serão destinadas a funcionários de câmaras municipais.

Metodologia

O CEGP, destinado a participantes com formação superior, é coordenado pelos professores Antonio Roberto Bono Olescki e Fernando de Souza Coelho, ambos mestres e doutorandos pela Fundação Getúlio Vargas. Eles explicam que a metodologia utilizada, centrada em preleções, estudos de casos e dinâmicas de grupo, busca a participação efetiva dos alunos nas aulas.

Temas abordados

O curso, de 64 horas-aula, será distribuído em oito módulos e abordará temas como introdução à gestão pública, finanças públicas, planejamento e estratégia no setor público, marketing governamental, recursos humanos no governo, gestão de projetos no setor público, administração de serviços públicos e sistemas de informações governamentais e gestão do processo legislativo.

Aprimoramento

Celso Matsuda explica que o curso tem duração aproximada de dois meses e que já há interessados em participar do próximo curso. Segundo ele, o curso é um "sucesso", e tende a ser melhor. Principalmente porque "as questões apresentadas pelos alunos do curso anterior serão levadas em consideração na elaboração das aulas", explica o presidente do ILP.

alesp