Dom Mauro Morelli recebe homenagem


25/10/2005 10:50

Compartilhar:

Deputado Milton Flávio (1º esq.) participa de homenagem prestada ao bispo Dom Mauro Morelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mflavio mauro morelli.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Milton Flávio (PSDB) participou, no último dia 18/10, de homenagem prestada pela Assembléia Legislativa ao bispo Dom Mauro Morelli. O evento, que foi organizado pelo deputado João Caramez (PSDB) contou com as presenças do Rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista; da Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, que representou o governador Geraldo Alckmin; do representante da Nestlé do Brasil e membro do Consea-SP, Carlos Roberto Faccina; Fernando Rossa, representante do Secretário Geral do Consea-SP e deputado Walter Barelli.

Em seu discurso, Milton Flávio ressaltou que Dom Mauro, que é presidente do Conselho de Segurança Alimentar dos Governos de Minas Gerais e de São Paulo (Consea) e que se destaca pelo trabalho que promove há três décadas em defesa dos mais necessitados, é um homem que sempre demonstrou sua opção pelos menos favorecidos. Mauro Morelli é bispo de Duque de Caixas e obteve projeção nacional ao lado de Herbert de Souza, o Betinho, ao conduzir a Campanha da Cidadania contra a Fome e a Miséria. O deputado destacou que ele foi um dos precursores do Fome Zero e que deixou de atuar em 2004 por divergir da política do governo Lula, quando então, assumiu a presidência do Consea-SP a convite do governo paulista.

Entre as reverências feitas pelas autoridades presentes, destacou-se a feita pelo rabino Henry Sobel, que o chamou de discípulo dos profetas de Israel, dizendo que o seu trabalho social é a existência da vida humana. "Não podemos fechar os olhos para a fome e a miséria que se instalou no Brasil. Nada é mais urgente do que o combate à fome. E Dom Mauro se engajou de corpo e alma nessa luta e merece todo o nosso reconhecimento", salientou o rabino.

O deputado João Caramez disse que a vida de Dom Mauro é o clamor dos menos favorecidos e que os pobres do nosso país, ávidos por justiça e por uma vida mais digna, necessitam da coragem e da força que ele imprime no seu trabalho.

"Sinto-me muito indignado diante de uma criança que sofre dos males da fome." Com esta frase, Dom Mauro agradeceu as homenagens e mostrou toda sua sensibilidade, afirmando que na vida aprendeu muito com a grandeza de pessoas como o rabino Henry Sobel. Disse ainda que todo ser humano tem direito ao alimento e que diante dele somos todos iguais, e que seu rosto representa todos os rostos dos que com ele trabalham para acabar com a fome em nosso país.

mflavio@al.sp.gov.br

alesp