Deputado federal defende nova constituinte em 2006


09/08/2005 16:16

Compartilhar:

Deputados Arnaldo Jardim e Roberto Freire em palestra sobre conjuntura nacional promovida pelo PPS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JARDIM FREIRE2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado federal Roberto Freire (PPS-PE) declarou nesta segunda-feira,8/8, que o presidente Lula tem agido para levar a descrença ao Congresso Nacional e, assim, impedir o andamento das CPIs que investigam as relações do governo com a base aliada. Freire fez essa declaração durante encontro do PPS de São Paulo, que reuniu cerca de 150 pessoas no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa. No encontro, estavam presentes diversas lideranças do partido, entre elas o presidente estadual da legenda, David Zaia, e o líder do PPS na Assembléia, deputado Arnaldo Jardim.

Jardim recordou que o partido já rompeu com governo Lula e com sua "política de cooptação e intervenção" há bastante tempo. Agora, no lugar de promover um encontro de críticas, o partido está em busca de soluções.

Entre elas, a proposta do deputado Roberto Freire da realização de uma Assembléia Constituinte exclusiva em 2006, que terá como meta estabelecer um novo modelo político e propor reformas prementes do estado brasileiro.

Para o deputado, a crise pela qual o país passa tem dois motivos básicos: o primeiro deles é o sistema político. O outro fator é o PT: "O PT não é um partido democrático, nós podemos falar isso por termos na história do PCB-PPS momentos em que não éramos democráticos, isso fazia parte da história do socialismo", afirmou Freire. "Esse modelo autoritário foi o responsável por essa política de formação de uma base sem discussão política, apenas com os partidos aliados servindo de satélite para obedecer às resoluções de grupos de trabalho. Aí, no lugar da discussão política, instaurou-se esse sistema de financiamento da base do governo, o valerioduto", ele ressaltou.



ajardim@al.sp.gov.br

alesp