Inaugurada Casa do Adolescente na Capital


23/06/2005 11:23

Compartilhar:

Milton Flávio rodeado pelos jovens beneficiados com a inauguração da Casa do Adolescente no Grajaú<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mflavio grajau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Milton Flavio

O deputado Milton Flávio (PSDB), vice-líder do Governo na Assembléia Legislativa, participou, nesta quarta-feira, 22/06, da inauguração de mais um Programa Casa do Adolescente, no Grajaú, zona sul da capital paulista, que passa a oferecer aos jovens o apoio de profissionais de diversas áreas, entre médicos, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e professores. A inauguração foi feita pelo governador Geraldo Alckmin com a presença do Prefeito de São Paulo, José Serra. A ampliação do Programa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo.A festa contou com a participação dos jovens da região.

O governador afirmou que os programas de orientação do governo têm mostrado resultado positivos, ao considerar que desde 1998, os casos de gravidez na adolescência (até 19 anos) caíram 28%. "Naquele ano, houve 148.019 mulheres menores de 20 anos grávidas. No ano passado, o número ficou em 106.737. A queda vem acontecendo todos os anos."

Durante a solenidade foi anunciada a assinatura de convênio entre as secretarias estaduais da Saúde e a de Assistência e Desenvolvimento Social, a prefeitura da capital, para ampliação do programa. As casas serão implantadas em unidades já existentes dos programas Clube da Turma e Enturmando, coordenados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A nova Casa do Adolescente passa a ocupar uma área na sede do Circo Escola Grajaú, que abriga os programas Clube da Turma e Enturmando. Ao todo, cerca de mil jovens, com idade entre 7 e 17 anos, freqüenta o espaço, que oferece atividades complementares ao período escolar. Também participa dessa parceria a ONG "União dos Moradores da Comunidade Sete de Setembro".

Os Programas Clube da Turma e Enturmando oferecem atividades nos períodos da manhã e da tarde, alternados com o horário de aulas dos jovens. Eles devem ter freqüência escolar igual ou superior a 75%. Além de oferecer programas que tiram os jovens da ociosidade, os dois programas contam com aulas de reforço escolar, informática e desenvolvimento de habilidades, além de promover ações junto às famílias. Os prédios são equipados com quadras poliesportivas, salas para desenvolvimento das atividades, cantinas, piscinas e picadeiros.

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp