Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - José Munhoz


06/12/2010 14:12

Compartilhar:

José Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/MuseudeArteJoseMunhozARTISTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barco Ancorado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/MuseudeArteMunhozBarcosancoradoARTE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

José Munhoz fixa o espetáculo da natureza com contemplação e tensão instintiva



Sensível à cor José Munhoz sintetiza com emoção trechos da natureza e do mar que ama retratar em função da luz, onde as referencias ao mundo impressionista ou pós, são atualizados por certas manchas cromáticas de gosto expressionista. Sua pintura nasce de uma contraposição entre contemplação e tensão instintiva.



Suas paisagens, suas marinas, suas cenas de verão, são permeadas de uma presença humana e artística participe e vibrante. A cor se torna ao mesmo tempo pano de fundo e primeiro ator dessas cenas de vida.



A cor é muitas vezes intensa, o que cria um estado de inquietação latente num esquema simples e aparentemente calmo. José Munhoz se destaca na realização construtiva, na cromática sensibilidade, e exalta ainda mais a sua pictórica personalidade, sem com isso vir menos a sua inata firmeza e simplicidade.



A sua fidelidade aos tons naturais do ambiente, o seu confiar em uma visão que oscila entre bucólico e romântico, o seu captar recantos mais pitorescos e pictóricos do nosso litoral fazem do artista um clássico embora contemporâneo que apesar dos tempos e do modismo, encontra ainda inúmeros apaixonados.



Temperamento efusivo, até mesmo impetuoso na sua cordialidade espontânea, José Munhoz é por natureza levado a uma pintura de impulso. Com efeito a posse do tema é rápida e imediata.



No quadro "Barcos no ancoradouro", doado pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, sua pintura é evidentemente uma adesão viva e sincera ao espetáculo da natureza.



O artista





José Munhoz nasceu em Parapuã, SP, em 1962. Transferiu-se para São Paulo, onde cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo.



Participou de vários salões de arte do interior e da Capital, entre eles: Câmara Municipal, Rinópolis, SP (1980 e 1981); Faculdade de Belas Artes de São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP, SP (1983); I Mostra Jovem, Avaré,SP; I e II Salão de Artes Plásticas de Avaré, SP (1985 e 1987); Mostra de Gravura, Centro Cultural do Butantã, SP (1985); IV Mostra de Artes Plásticas Casa Branca, SP; XIV Salão de Arte Jovem, Santos; "Arte e Pensamento Ecológico", Instalação, Câmara Municipal de São Paulo (1987); "Negra Magia", SESC Pompéia; "Semana da Comunicação", Faculdade Anhembi Morumbi; I Salão de Artes Plásticas, Guarulhos; XI Salão de Arte Contemporânea, São Caetano do Sul; I Salão de Artes Plásticas, Presidente Prudente, SP e XXI Salão de Arte Contemporânea, Piracicaba (1988); Galeria Jasmim, SP; Salão de Arte Contemporânea, Santo André, SP; Espaço Cultural Metropolitano, SP; Espaço Cultural Chap-Chap, SP (1989);.



"Exposições Temporárias", Departamento de Artes UFMS Campo Grande, MS



Recebeu inúmeros prêmios, destacando-se entre eles: Medalha de Bronze no Salão de Artes Plásticas de Avaré, SP (1985); Prêmio Aquisição, desenho, no II Salão de Artes Plásticas de Avaré, SP (1987); Medalha "Paulo Lima", Salão de Artes Plásticas de Presidente Prudente, SP; Prêmio Aquisição em desenho, XXI Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, SP (1988); Menção Honrosa no II Salão de Artes Plásticas no SPFC, SP (1989).



Possui obras em coleções particulares no México, no Brasil e em acervos oficiais como o Centro Cultural de Santos, Centro Provincial de Artes Plásticas e Desenho de Havana, Cuba; Galeria SESI de São Paulo; Centro de Cultura de Avaré e Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp