Sessão solene homenageia as capelanias militares


10/04/2006 16:00

Compartilhar:

Sessão solene, presidida pelo deputado Coronel Ubiratan (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolCapelanias011MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solene homenageia as capelanias militares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SolCapelanias012MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa homenageou na manhã desta segunda-feira, 10/4, em sessão solene presidida pelo deputado coronel Ubiratan Guimarães (PTB), as capelanias militares do Estado de São Paulo.

"Precisamos reconhecer, e muito, o importante trabalho das capelanias em nosso país. Infelizmente, há pessoas desavisadas criticando a existência das capelanias. Nós, militares, sabemos o valor de termos um capelão que nos avive o sentimento religioso", ponderou o deputado Coronel Ubiratan, advertindo para a tentativa do comando da Polícia Militar de São Paulo de desativar as vagas de capelães da PM, tornando-as vagas para combatentes. "Precisamos de combatentes, mas também do conforto espiritual promovido por nossos capelães", refletiu.

Citando o apóstolo Paulo, o capitão PM capelão Osvaldo Palopito disse que "estamos fazendo o bom combate, que é incutir nos fiéis o amor a Deus e aos irmãos". Palopito citou as realizações da capelania militar da PM, que não se restringem apenas ao serviço religioso prestado mensalmente aos quase 100 mil fiéis que acorrem ao Santuário de Santo Expedito. Ele falou da assistência social, em forma de cestas básicas, de serviços imediatos às romarias e da orientação jurídica às pessoas mais carentes.

Além de vários capelães militares das Forças Armadas, participaram da homenagem o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, Evanir Ferreira Castilho, e inúmeros familiares de militares e devotos de Santo Expedito.

alesp