Sessão solene homenageia o dia da comunidade alemã


25/08/2008 21:22

Compartilhar:

Sessão solene Dia da Comunidade Alemã<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SOL ALEMANHA  GERAL 824ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Roberto Engler preside sessão solene em homenagem à comunidade alemã <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SOL ALEMANHA  ENGLER 832ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SOL ALEMANHA  PUBL 797 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ursula Dormien, Heinz Peter Behr, Roberto Engler, Hermann Wever e Stefan Von Galen <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SOL ALEMANHA MESA 787 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aconteceu nesta segunda-feira, 25/8, homenagem à comunidade alemã que reside em São Paulo e que completa no ano que vem 185 anos de Brasil. A iniciativa partiu do deputado Roberto Engler (PSDB) e recebeu pronta acolhida do presidente Vaz de Lima.

A Mesa Diretora contou com a presença de Engler, que conduziu os trabalhos, e de Heinz Peter Behr, cônsul geral da República Federativa do Brasil, Hermann Wever, presidente do conselho deliberativo da Siemens, Úrsula Dormien, presidente da corporação alemã de São Paulo, e Stefan Von Galen, presidente da Associação Escolar Benjamin Constant.

Após a execução dos hinos da Alemanha e do Brasil, Engler passou a palavra a Stefan Von Galen, que falou da importância dessa comemoração que se repete há cinco anos como uma semente que deve ser plantada e replantada, a cada ciclo, para que as novas gerações não se esqueçam das tradições e da cultura dos seus ascendentes. Stefan lembrou ainda que em 2009 a comunidade alemã vai comemorar 185 anos de existência no Brasil " a primeira comunidade alemã fixou-se em São Leopoldo (RS) " e 180 anos de existência em São Paulo, e pediu a Engler que acompanhe e apóie o PL 196/2004, que cria o Dia da Comunidade Alemã no Estado de São Paulo, no dia 25 de julho. Stefan convidou o empresariado para organizar uma grande festa no ano que vem para, quiçá, comemorar a aprovação do projeto.

A Sra. Úrsula Dormien agradeceu a homenagem em nome das entidades de língua alemã em São Paulo e falou da importância de se cultivar a cultura e as tradições dos imigrantes, porque "cada imigrante que fala a língua de seus ascendentes é um intérprete entre duas culturas e mostra estima e respeito por ambas".

O deputado Roberto Engler encerrou a homenagem declarando a grande simpatia que sente pela comunidade alemã e o prazer de conduzir eventos dessa natureza, que reforçam os laços entre as duas nações.

alesp