Estudante de São Bernardo do Campo cria projeto voltado a programas habitacionais


06/11/2009 21:33

Compartilhar:

Hermam Silva dos Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/Hermam.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Todas as escolas do Estado de São Paulo são convidadas a participar do Parlamento Jovem, ocasião em que os alunos têm oportunidade de apresentar projetos de lei que eles acreditam ser solução para demandas da sociedade. Uma comissão na Assembleia escolhe 94 desses projetos, e seus autores vão defender esses projetos no plenário da Assembleia, desempenhando o papel de "deputado por um dia".

Hermam Silva dos Passos, 17 anos, teve seu projeto escolhido e representou a EE Professor Ismael da Silva Junior, localizada em São Bernardo do Campo. Além das atividades comuns de todos os jovens, Hermam presta serviços comunitários e participa do grêmio estudantil de seu colégio. O jovem explicou detalhes de seu projeto e falou sobre seus objetivos e também sobre a experiência de estar participando do Parlamento Jovem.

Projeto habitacional

O propósito do projeto de Hermam dispõe sobre a obrigatoriedade de captação de energia solar, e aproveitamento de águas pluviais para reuso em programas habitacionais sociais destinados à população de baixa renda. De acordo com o projeto, fica estabelecido que empreendimentos que utilizarem fundos provenientes de programas habitacionais sociais destinados à população de baixa renda, deverão cumprir essa obrigatoriedade.

O jovem parlamentar explicou de onde veio a idéia do projeto: "Surgiu da importância de se contribuir com o meio-ambiente e deixar melhores condições ambientais para as gerações atuais e também para as gerações futuras, pois os recursos hídricos são limitados e não-renováveis".

Como qualquer jovem de sua idade, Hermam tem muitos sonhos e planos para seu futuro profissional: "Estou terminando o ensino médio e, logo após a conclusão, pretendo prestar o curso de direito. Quero ser um cientista na área, um especialista com o sonho de chegar aos mais altos degraus da sociedade. Quem sabe mesmo ingressar na área política, prestando serviço à comunidade".

Os dois dias de experiência no Parlamento Jovem marcaram para sempre a vida de Hermam, segundo ele próprio, que classificou a experiência de participar do projeto como um verdadeiro exercício de cidadania: "Esse parlamento para mim é algo único. Foram dois dias que eu passei aqui na Assembleia Legislativa, conheci alguns departamentos, deputados, outros colegas do Parlamento Jovem, com ideias diferentes, ideias que a sociedade vai desenvolver melhor. Essa experiência está me ajudando a agregar conhecimentos de várias áreas, além da prática do grande exercício de cidadania".

alesp