Posse do presidente do TCE reúne representantes dos poderes estaduais

.jpg)
.jpg)
A cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Robson Marinho, realizada na manhã desta terça feira, 31/1 contou com a presença do presidente do Legislativo estadual, deputado Rodrigo Garcia, do governador Geraldo Alckmin e do presidente do Judiciário paulista, desembargador Celso Luiz Limongi. Estiveram presentes, ainda, vários deputados estaduais e federais, secretários de Estado, prefeitos, autoridades municipais e ex-governadores.
Em seu discurso de transmissão de posse, o então presidente do TCE, conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga, ressaltou que a presença das autoridades evidencia o respeito que as instituições têm em relação ao tribunal, mas revela também que o TCE tem cumprido bem a sua missão constitucional, contribuindo para uma sociedade "mais justa e feliz". Alvarenga ressaltou também a "ótima convivência" junto à Mesa Diretora da Assembléia durante sua gestão à frente do tribunal.
Discursando em nome dos demais conselheiros, Edgard Camargo, lembrou a carreira política do novo presidente, disse que Marinho ao ser eleito para a Câmara Municipal em 1968, com apenas 18 anos de idade, foi o vereador mais jovem do Brasil. Ele foi também deputado estadual e federal, prefeito de São José dos Campos e chefe da Casa Civil do Estado na gestão do governador Mário Covas.
A boa aplicação dos recursos foi lembrada pelo governador do Estado. Para Alckmin, atender as demandas sociais sem sobrecarregar os contribuintes só é possível quando se tem uma fiscalização eficiente. "Para julgar, não basta a intimidade com as leis, é necessário o convívio com a sociedade", o que, segundo ele, Robson Marinho tem, em razão de sua "vasta experiência política" e de seus "conhecimentos jurídicos".
Comporão a direção do tribunal, juntamente com Marinho, os conselheiros Roque Citadini, eleito vice-presidente, e Eduardo Bittencourt Carvalho, novo corregedor daquela instituição.
Órgão auxiliar do Legislativo estadual, o TCE tem a competência de atuar na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios, exceto o da Capital, que tem o seu próprio Tribunal de Contas.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações