Posse do presidente do TCE reúne representantes dos poderes estaduais


31/01/2006 16:49

Compartilhar:

Rodrigo Garcia (1º dir.) participa da cerimônia na sede do TCE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tceA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Robson Marinho.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tceA (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares assistem à posse do novo presidente do TCE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tceA (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Robson Marinho, realizada na manhã desta terça feira, 31/1 contou com a presença do presidente do Legislativo estadual, deputado Rodrigo Garcia, do governador Geraldo Alckmin e do presidente do Judiciário paulista, desembargador Celso Luiz Limongi. Estiveram presentes, ainda, vários deputados estaduais e federais, secretários de Estado, prefeitos, autoridades municipais e ex-governadores.

Em seu discurso de transmissão de posse, o então presidente do TCE, conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga, ressaltou que a presença das autoridades evidencia o respeito que as instituições têm em relação ao tribunal, mas revela também que o TCE tem cumprido bem a sua missão constitucional, contribuindo para uma sociedade "mais justa e feliz". Alvarenga ressaltou também a "ótima convivência" junto à Mesa Diretora da Assembléia durante sua gestão à frente do tribunal.

Discursando em nome dos demais conselheiros, Edgard Camargo, lembrou a carreira política do novo presidente, disse que Marinho ao ser eleito para a Câmara Municipal em 1968, com apenas 18 anos de idade, foi o vereador mais jovem do Brasil. Ele foi também deputado estadual e federal, prefeito de São José dos Campos e chefe da Casa Civil do Estado na gestão do governador Mário Covas.

A boa aplicação dos recursos foi lembrada pelo governador do Estado. Para Alckmin, atender as demandas sociais sem sobrecarregar os contribuintes só é possível quando se tem uma fiscalização eficiente. "Para julgar, não basta a intimidade com as leis, é necessário o convívio com a sociedade", o que, segundo ele, Robson Marinho tem, em razão de sua "vasta experiência política" e de seus "conhecimentos jurídicos".

Comporão a direção do tribunal, juntamente com Marinho, os conselheiros Roque Citadini, eleito vice-presidente, e Eduardo Bittencourt Carvalho, novo corregedor daquela instituição.

Órgão auxiliar do Legislativo estadual, o TCE tem a competência de atuar na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios, exceto o da Capital, que tem o seu próprio Tribunal de Contas.

alesp