Com autonomia e liberdade espiritual, Barba pinta seu amor pelo campo



Os elementos culturais da arte de Barba possuem raízes profundas exatamente no genuíno encanto da terra paranaense. As árvores, as flores, os frutos, a terra, os metafísicos e sonhados personagens que povoam suas telas constituem um mundo poético que a contaminação não privou de genuinidade.
A palheta desse artista possui cores brilhantes, as suas formas um equilíbrio instintivo e a narração é mantida sobre o fio do sentimento e da suavidade. Barba considera cada quadro seu um manifesto ecológico, um grito de alarme, um desafio de protesto contra a desonestidade e as malversações.
Insatisfeito consigo mesmo e com as coisas que o circundam, está sempre pronto a se revelar. O seu "ego" conserva a autonomia e a liberdade espiritual, possuidor que é de uma grande fantasia e uma viva inteligência. Desde sempre suas obras revelam profundo amor pela natureza.
Encontramos em sua pintura uma raridade de sons que acompanha as notas tocantes de uma melodia. O ouvido, sensibilizado pelo sugestivo transporte das notas musicais, consegue no final ritmo e ampla harmonia.
A força do pintor reside no seu potencial. Possuindo um agressivo lirismo comunicador, exprime-se, aparentemente " como na maioria dos artistas chamados de "naïfs" ", aquém da cultura, mas na realidade vai muito além, isto é, superando o dado formal alcança um empenho de natureza essencialmente ética.
O artista encontra modos personalíssimos para pintar: tanto sua ética quanto seu empenho de comunicar possuem tensão de natureza fortemente individual. As obras Colheita de Arroz e O Risco, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem o lirismo de Barba, característico tanto na natureza do estilo quanto na da pesquisa.
O artista
Barba " pseudônimo artístico de Sebastião Carmo Pinheiro " nasceu em 1948, na cidade de Bandeirantes, no Paraná. Aos oito anos de idade seu talento já despontava em desenhos e pinturas infantis. Com 19 anos foi morar em Curitiba. Mais tarde fixou residência em São Paulo, para trabalhar como mecânico. Paralelamente, intermeava seu tempo com pintura. A partir de 1969, começou a expor nas praças públicas da capital.
Participou de inúmeras exposições, no Brasil e no exterior, destacando-se, entre elas: Museu Naval da França (1972); Trienal da Bratislava, Eslováquia (1974); Museu Nacional de Belas Artes, Santiago do Chile; Galeria Charlote, Munique, Alemanha (1975); Festa de Cores, Masp, São Paulo (1976); Evento Uruguaio Brasileiro de Artes, Montevidéu, Uruguai; Bienal Internacional de Roma, Itália (1979); Festa de Cores S Fine Art Gallery, Londres, Inglaterra (1980); Museu Internacional de Arte Naïf Anatol Jakovski, Nice, França; Galeria La Pingina, Centro Cultural da União Católica, Roma (2001).
Possui obras em acervos particulares e oficiais, entre os quais: Museu da Pintura Naïf Brasileira, Assis, SP; Museu Lemos Brito; Hebrtown, Louzange (USA) e Uoyhaxss (USA); Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Recebeu inúmeros prêmios e honrarias por sua participação em salões de artes, mostras nacionais e internacionais. Por seu trabalho no campo das artes, foi homenageado com o título de Personalidade do Ano de 1989, pela Câmara Municipal de Barueri. Possui obras em inúmeras coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
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