Com autonomia e liberdade espiritual, Barba pinta seu amor pelo campo

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
17/05/2006 16:43

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O Risco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/o_risco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barba - pseudônimo artístico de Sebastião Carmo Pinheiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/barba.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Colheita de Arroz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/colheita de arroz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os elementos culturais da arte de Barba possuem raízes profundas exatamente no genuíno encanto da terra paranaense. As árvores, as flores, os frutos, a terra, os metafísicos e sonhados personagens que povoam suas telas constituem um mundo poético que a contaminação não privou de genuinidade.

A palheta desse artista possui cores brilhantes, as suas formas um equilíbrio instintivo e a narração é mantida sobre o fio do sentimento e da suavidade. Barba considera cada quadro seu um manifesto ecológico, um grito de alarme, um desafio de protesto contra a desonestidade e as malversações.

Insatisfeito consigo mesmo e com as coisas que o circundam, está sempre pronto a se revelar. O seu "ego" conserva a autonomia e a liberdade espiritual, possuidor que é de uma grande fantasia e uma viva inteligência. Desde sempre suas obras revelam profundo amor pela natureza.

Encontramos em sua pintura uma raridade de sons que acompanha as notas tocantes de uma melodia. O ouvido, sensibilizado pelo sugestivo transporte das notas musicais, consegue no final ritmo e ampla harmonia.

A força do pintor reside no seu potencial. Possuindo um agressivo lirismo comunicador, exprime-se, aparentemente " como na maioria dos artistas chamados de "naïfs" ", aquém da cultura, mas na realidade vai muito além, isto é, superando o dado formal alcança um empenho de natureza essencialmente ética.

O artista encontra modos personalíssimos para pintar: tanto sua ética quanto seu empenho de comunicar possuem tensão de natureza fortemente individual. As obras Colheita de Arroz e O Risco, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem o lirismo de Barba, característico tanto na natureza do estilo quanto na da pesquisa.



O artista

Barba " pseudônimo artístico de Sebastião Carmo Pinheiro " nasceu em 1948, na cidade de Bandeirantes, no Paraná. Aos oito anos de idade seu talento já despontava em desenhos e pinturas infantis. Com 19 anos foi morar em Curitiba. Mais tarde fixou residência em São Paulo, para trabalhar como mecânico. Paralelamente, intermeava seu tempo com pintura. A partir de 1969, começou a expor nas praças públicas da capital.

Participou de inúmeras exposições, no Brasil e no exterior, destacando-se, entre elas: Museu Naval da França (1972); Trienal da Bratislava, Eslováquia (1974); Museu Nacional de Belas Artes, Santiago do Chile; Galeria Charlote, Munique, Alemanha (1975); Festa de Cores, Masp, São Paulo (1976); Evento Uruguaio Brasileiro de Artes, Montevidéu, Uruguai; Bienal Internacional de Roma, Itália (1979); Festa de Cores S Fine Art Gallery, Londres, Inglaterra (1980); Museu Internacional de Arte Naïf Anatol Jakovski, Nice, França; Galeria La Pingina, Centro Cultural da União Católica, Roma (2001).

Possui obras em acervos particulares e oficiais, entre os quais: Museu da Pintura Naïf Brasileira, Assis, SP; Museu Lemos Brito; Hebrtown, Louzange (USA) e Uoyhaxss (USA); Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Recebeu inúmeros prêmios e honrarias por sua participação em salões de artes, mostras nacionais e internacionais. Por seu trabalho no campo das artes, foi homenageado com o título de Personalidade do Ano de 1989, pela Câmara Municipal de Barueri. Possui obras em inúmeras coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp