Audiência em Santos concentra regiões da Baixada

Audiência Pública LDO em Santos
26/05/2006 12:16

Compartilhar:

Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SANTOS7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado José Caldini Crespo (ao centro) preside a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento realizada em Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SANTOS5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SANTOS6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público prestigia a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SANTOS4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A importância da região litorânea no Estado de São Paulo foi marcada pela forte presença popular na audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento desta sexta-feira, 26/5. Cerca de 100 pessoas compareceram à Câmara de Santos para apresentar sugestões de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao Orçamento de 2007, em reunião presidida pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), para ouvir os moradores das regiões de governo de Santos e de Caraguatatuba. Integraram a mesa os deputados Maria Lúcia Prandi, Fausto Figueira e Enio Tatto, todos do PT, Marcelo Bueno (PTB), o relator das peças orçamentárias, Edmir Chedid (PFL), e a vereadora de Santos Cassandra Maroni.

"O objetivo principal da comissão, com a realização destas audiências, é diminuir as diferenças regionais", afirmou o presidente da CFO, que fez um breve relato também sobre o trabalho realizado em 2005.

Segundo Crespo, as audiências do ano passado foram coroadas com êxito, uma vez que milhares de sugestões foram apresentadas e muitas delas incorporadas ao Orçamento, o que possibilitou a distribuição regional dos recursos estaduais. O deputado afirmou que o livro distribuído na reunião desta sexta-feira sintetiza esse trabalho e mostra que a intenção da comissão foi norteada pela seriedade.

Marcio de Lara é secretário de Governo de Santos e, representando o prefeito, apresentou por escrito 46 propostas em áreas diversas com destaque para Cultura. O secretário priorizou o trem sobre trilhos, de forma que a Baixada possa ter transporte metropolitano de qualidade.

Bertioga foi representado pelo vereador Mauricio de Souza, que solicitou a construção do terminal rodoviário de Bertioga, a duplicação da Rodovia Rio-Santos, e a reforma e ampliação das escolas estaduais (Indaiá e Boracéia).

Ubatuba

A cidade do Litoral Norte, Ubatuba, contou com muitos representantes. Luciana Machado é vereadora em Ubatuba e enumerou os pedidos para sua cidade. Incentivo ao turismo, recuperação de vicinais, unidade da Fatec, moradias populares, conclusão da Unidade Mista de Saúde e saneamento básico são algumas delas. Seu colega Jairo dos Santos enfatizou a questão do saneamento ambiental e a estruturação de escolas estaduais, com destaque para a construção de unidade do ensino médio.

O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, informou que a deficiente fiscalização em áreas do Parque Ambiental propiciou a ocupação irregular. "O Estado precisa providenciar o reassentamento das famílias que ocupam essa área". Ele solicitou também centros oncológico e de hemodiálise e uma estação elevatória de tratamento de esgoto.

São Vicente

Os problemas de São Vicente foram relatados por vereadores do município. Ivan de Souza falou sobre obras de macrodrenagem e da necessidade de saneamento básico, bem como de programas de incentivo ao esporte, uma vez que prédios populares abrigam duas mil famílias com muitos jovens. Mara Valéria lembrou que a cidade é um bolsão de miséria no Estado e que sofre com enchentes em épocas de chuva, por falta de obras e da existência de muitos canais.

alesp