Eduarda Duvivier: equilíbrio entre expressão subjetiva e interpretação realística

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
17/04/2008 20:51

Compartilhar:

O Prazer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/EduardaEscultura.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Eduarda Duvivier <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/EduardaDuvivier.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A matéria preferida de Eduarda Duvivier é o pó de mármore com resina, pois é na moldagem que consegue ser mais completa e tocante nas suas peregrinações poéticas e plásticas, quando reinventa o homem e a mulher e, em conseqüência, o amor e o prazer.

Num sutil desenho impressionista que infunde idéias intuitivas de modernidade e sobriedade, emerge de suas esculturas um vivo sentido de sensualidade, tanto pela dinâmica dos ritmos, quanto nos plenos e nos vazios da matéria tratada.

O naturalismo é evidente em suas obras. Eduarda Duvivier coloca em relevo a estrutura monolítica do casal, o mesmo ritmo e cadência entre as duas figuras. Sob o mesmo prisma emocional, encontramos a fluidez da linha que liga os protótipos modelados. Nas figuras entrelaçadas a intersecção das formas cria uma participação bem dosada.

Tal é a simetria dos plenos e dos vazios, que as duas figuras nos parece uma única. Um todo arredondado, onde as linhas e curvas delimitam e fecham num único espaço as duas formas. Trata-se de um trabalho precioso, que busca uma certa pureza de estilo com plena correspondência na área do sentimento e das sensações.

A escultora deu-se como missão colher atos que fazem intuir as relações e o quanto a excitação sensorial provoca nos sentimentos, alcançando paralelamente um equilíbrio entre a expressão subjetiva e a interpretação realística.

A atração dos seres humanos é tratada de modo explícito, o mais expressivo e repleto de sensualidade. São os sentimentos antigos, evocados de forma harmoniosa que se verificam e se celebram na escultura O Prazer, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, onde sua modelagem é límpida e bem constituída.



A artista



Eduarda Duvivier nasceu no Rio de Janeiro em 1953. Pintora e escultora, cursou arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro e na Faculdade Nacional de Brasília, entre 1967 e 1971. Realizou o curso de pintura no Cambridge Center of Adult Education em Boston, Estados Unidos.

Realizou diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Hobby Sport Club, São Paulo (1982); Delfin Galeria, São Paulo (1983); Bar Avenida, São Paulo (1984); "O Bicho - 5 Visões" " Galeria de Arte Barcellos, São Paulo (1998); Espaço Cultural do Shopping Cassino Atlântico (2003); Espaço Cultural V Centenário, São Paulo (2005).

Participou da Feira Internacional de Arte de Padova e da Bienal Internacional de Arte de Roma (2005) e possui obras em importantes acervos particulares e oficiais no exterior e no Brasil, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp