Trevo de acesso ao IEAv poderá levar nome de José Albano do Amarante


23/11/2006 17:04

Compartilhar:


O deputado Carlinhos de Almeida apresentou o projeto de lei (PL 643/06) propondo dar a denominação de "Coronel-Aviador José Albano do Amarante" ao trevo da rodovia dos Tamoios localizado no quilômetro 5,5, que dá acesso ao Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em São José dos Campos. A iniciativa surgiu em decorrência de pedido formulado pela direção do referido instituto.

Além de cientista renomado, José Alberto Albano do Amarante, que produziu trabalhos técnicos da mais alta qualidade, era possuidor de uma sólida visão estratégica, cujo alvo principal sempre foi o estabelecimento de uma tecnologia própria, capaz de atender, a médio e longo prazos, as exigências nacionais no campo aeroespacial e em outras áreas.

Foi dessa visão estratégica que nasceu a idéia da criação de um instituto de estudos que congregasse pesquisadores de alto nível para dar suporte científico aos demais institutos do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e, sobretudo, trabalhar em temas na fronteira do conhecimento.

Para o deputado, "o coronel José Alberto Albano do Amarante é uma figura histórica recente cuja importância para a Aeronáutica e para o Estado de São Paulo reside na criação do Instituto de Estudos Avançados, na realização de estudos de vanguarda na área nuclear e na tecnologia de lasers. Sua atuação como cientista e militar foi decisiva para a concretização do instituto e a criação do Programa Autônomo de Tecnologia Nuclear, levando o Brasil a um alto grau de independência tecnológica na área". Por isso, o deputado Carlinhos considera merecida a homenagem ao coronel Amarante, uma vez que trará como conseqüência a perenização de seu nome no endereço oficial da instituição da qual foi um dos idealizadores.

carlinhos@carlinhos.org

alesp