Deputado discute paralisação do trem Itapevi/Amador Bueno


30/11/2005 12:05

Compartilhar:

João Caramez durante reunião na CPTM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ TREM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado João Caramez

A paralisação no transporte ferroviário no trecho da estação de Itapevi ao bairro de Amador Bueno foi discutida no dia 24/11, com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, que recebeu o deputado João Caramez e os vereadores Norival Druzian, Luciano Bolor e Pastor Adão, além do presidente do Diretório Municipal do PSDB, Valter Cardoso, para esclarecer a real situação que aflige os usuários do trem.

A situação, que está deixando cerca de 3 mil pessoas sem o transporte do bairro para a estação central de Itapevi, levou o deputado a procurar a CPTM para tratar do assunto e buscar uma solução viável para que seja normalizado o transporte de passageiros naquele trecho.

Segundo o presidente da CPTM, a paralisação ocorreu depois do registro de uma ocorrência de avaria num dos trens que servia o trecho. Bandeira explicou que os trens são obsoletos e estavam em funcionamento de forma precária, motivo pelo qual a companhia decidiu pela desativação, evitando assim conseqüências graves em caso de um acidente no trecho.

Para reativar o trecho, a CPTM estima um investimento na ordem de R$ 150 milhões, com a construção de novas estações, a troca da rede elétrica e da bitola dos trilhos, uma vez que os padrões dos trens em circulação exige a reformulação dos 6 quilômetros que compreendem o percurso. Para amenizar os custos, a CPTM está propondo algumas parcerias e prevê futuramente utilizar o trecho para o transporte de cargas. Ainda segundo, Mário Bandeira, a solução imediata para atender os usuários será o bilhete de integração trem/ônibus, medida que está sendo estudada entre a CPTM e a prefeitura de Itapevi.

O prazo para reativar o trecho não foi definido, apesar de o deputado ter insistido no assunto, o presidente da CPTM garantiu que a CPTM não tem prazo definido para restabelecer o transporte entre Itapevi e Amador Bueno. Por outro lado adiantou que o projeto de construção da nova passarela da estação de Itapevi está aprovado e que a obra será lançada no início do próximo ano.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp