Da assessoria do deputado João CaramezA paralisação no transporte ferroviário no trecho da estação de Itapevi ao bairro de Amador Bueno foi discutida no dia 24/11, com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, que recebeu o deputado João Caramez e os vereadores Norival Druzian, Luciano Bolor e Pastor Adão, além do presidente do Diretório Municipal do PSDB, Valter Cardoso, para esclarecer a real situação que aflige os usuários do trem.A situação, que está deixando cerca de 3 mil pessoas sem o transporte do bairro para a estação central de Itapevi, levou o deputado a procurar a CPTM para tratar do assunto e buscar uma solução viável para que seja normalizado o transporte de passageiros naquele trecho.Segundo o presidente da CPTM, a paralisação ocorreu depois do registro de uma ocorrência de avaria num dos trens que servia o trecho. Bandeira explicou que os trens são obsoletos e estavam em funcionamento de forma precária, motivo pelo qual a companhia decidiu pela desativação, evitando assim conseqüências graves em caso de um acidente no trecho. Para reativar o trecho, a CPTM estima um investimento na ordem de R$ 150 milhões, com a construção de novas estações, a troca da rede elétrica e da bitola dos trilhos, uma vez que os padrões dos trens em circulação exige a reformulação dos 6 quilômetros que compreendem o percurso. Para amenizar os custos, a CPTM está propondo algumas parcerias e prevê futuramente utilizar o trecho para o transporte de cargas. Ainda segundo, Mário Bandeira, a solução imediata para atender os usuários será o bilhete de integração trem/ônibus, medida que está sendo estudada entre a CPTM e a prefeitura de Itapevi.O prazo para reativar o trecho não foi definido, apesar de o deputado ter insistido no assunto, o presidente da CPTM garantiu que a CPTM não tem prazo definido para restabelecer o transporte entre Itapevi e Amador Bueno. Por outro lado adiantou que o projeto de construção da nova passarela da estação de Itapevi está aprovado e que a obra será lançada no início do próximo ano.jcaramez@al.sp.gov.br