Funcionários da Vasp procuram saídas para problemas da empresa


13/05/2005 18:08

Compartilhar:

Funcionários da Vasp reivindicam solução para os problemas da empresa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vasp 004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado federal Jamil Murad e o deputado estadual Nivaldo Santana, ambos do PCdoB paulista, receberam nesta sexta-feira, 13/5, funcionários da Vasp, que reivindicaram uma solução para os problemas da empresa.

Os aeronautas afirmaram que, aparentemente, existiu uma grande conspiração dos poderes ao permitir que a Vasp não recolhesse os impostos aos cofres municipais, estaduais e federais. Os funcionários ressaltaram que a participação do Governo do Estado de São Paulo como acionário (40%) e avalista da privatização da empresa deveria ter sido feita pelas garantias apresentadas antes da liquidação. Segundo eles, isso não aconteceu, totalmente a legislação vigente.

Jamil Murad informou que a Câmara do Deputados realizará uma audiência pública, com data ainda a ser definida, para tentar encontrar uma solução para resguardar os direitos dos trabalhadores e encontrar uma possibilidade de solvência da Vasp. Lembraram que a audiência pública tem poder de justiça e que os que forem chamados a falar serão responsabilizados perante a lei. As entidades que deverão enviar representantes à audiência são: Departamento de Aviação Civil " DAC, Secretaria de Previdência Complementar dos funcionários da Vasp, Governo do Estado de São Paulo e Tribunal do Trabalho.

Outro ponto debatido foi a falta de deputados paulistas engajados na defesa da Vasp, uma companhia paulista. Conforme os aeronautas, o governador também não demonstra interesse na solução. Eles disseram que, por quatro vezes, tentaram ser recebidos no Palácio e não conseguiram.

Uma carta com detalhes de toda a situação será entregue ao presidente da República, aos senadores e à Câmara dos Deputados. O movimento pretende impedir que se decrete a falência da companhia após o início da vigência da nova Lei de Falências.

alesp