Notas de Plenário Jovem 2


24/11/2006 19:16

Compartilhar:

Victoria Andrade Pecorari <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/victoria pecorari.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Felipe Casseb de Jesus <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Felipe Jesus 124.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Santos da Cruz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/alexandre cruz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Bezerra de Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Daniel Moura0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Carvalho Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Marina Santos0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Gabriel Vieira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Paulo Vieira0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uso obrigatório de papel reciclado

Victoria Andrade Pecorari (Partido da Natureza), a mais jovem participante do PJ, tem 10 anos e está na 5ª série. Aluna de uma escola pública, Victoria demonstra grande preocupação com a questão da natureza, principalmente com o uso excessivo de papel não reciclado, tanto que apresentou o PL 77, que dispõe sobre o programa estadual de implantação do uso de papel reciclado em secretarias, órgãos e autarquias do governo.

Para essa deputada jovem, que pretende ser presidente da República, o exemplo deve partir do poder público. Conforme sua mãe, Santina Andrade, a parlamentar paga anuidade do Green Peace e é membro de outras entidades, como o SOS Mata Atlântica. "Ela controla o meu banho e diz que estou acabando com a água do planeta."

Em defesa do seu projeto, ela comenta que, apesar de atualmente caro, o papel reciclado é melhor. "Se todos usarem o papel reciclado no lugar da folha de sulfite, ele ficará mais barato", explica. Victoria sugere aos jovens que sigam seus sonhos e ajudem a reconstruir nosso país, "que está todo destruído".

Coleta seletiva de materiais recicláveis

Autor do PL 62, que dispõe sobre o incentivo e apoio à implantação e manutenção de postos de coleta seletiva de materiais recicláveis na comunidade, o deputado jovem Alexandre Santos da Cruz (Partido da Natureza) é estudante da 8ª série de uma escola pública em Itapevi e diz que pretende ser o primeiro presidente negro do Brasil. Desinibido, articulado e interessado, o jovem deputado de 14 anos não sabe por que as coisas que jogam nas ruas são chamadas de lixo. "Se soubermos aproveitar, veremos que tudo é útil. Reciclando, nada se perde." Como futuro candidato a presidente, Alexandre Cruz diz que vai ensinar o povo a ser humilde. "Somos o povo pelo povo e temos vontade própria. Não dependemos de outros países."

Arborização urbana

A deputada jovem Marina Carvalho Santos (Partido da Natureza), aluna da 7ª série de uma escola pública em Sarapuí, tem 13 anos e pretende ser estilista. Demonstra grande preocupação com a falta de arborização no Estado. A jovem debateu o assunto com professores e familiares e apresentou o PL 72, que dispõe sobre a obrigatoriedade de cada município do Estado de normatizar um programa de arborização urbana. "Com a urbanização, muitos exemplares de árvores foram retirados sem a preocupação de deixar locais apropriados para o plantio de novas mudas", justifica. Marina diz que pretende participar de outras edições do PJ paulista, talvez no Partido do Esporte. "Vale a pena participar do Parlamento Jovem", avalia.

Novos empreendimentos devem prever reúso de água

"É óbvio que existe muita água no planeta, mas cerca de 97,5% dessa água é salgada e está nos oceanos. Só 2,5% é doce, sendo que 2% está nas galerias e apenas 0,5% está disponível nos corpos de água da superfície, isto é, nos rios e lagos", diz o deputado jovem Felipe Casseb de Jesus (Partido da Natureza), em sua justificativa ao PL 67, que dispõe sobre a obrigatoriedade do reúso das águas em todos os novos projetos de empreendimentos. Aluno da 8ª série do Colégio Objetivo, Felipe, de 14 anos, teve a idéia de apresentar o projeto porque a falta de água potável é um dos grandes problemas do planeta. O deputado ainda não sabe qual carreira vai seguir, mas afirma que "estudar é a coisa mais importante na vida do ser humano".

Reflorestamento de matas ciliares

Ansioso, Daniel Bezerra de Moura (Partido da Natureza), 15 anos, aluno da 8ª série, diz que gostou de participar do Parlamento Jovem e que aprendeu muitas coisas nestes dois dias que passou na Alesp. "A mídia só fala das coisas ruins da política. Aqui, nós conhecemos a rotina parlamentar e vimos que não é bem como passa na televisão", afirma, dizendo que, quando ouvir alguém falando mal dos políticos, vai defendê-los: "Nem todos são iguais".

O jovem, que se interessa por vários assuntos e pretende ser agrônomo, propôs o PL 65, que dispõe sobre a implantação de projeto de reflorestamento de matas ciliares, uma formação vegetal que está associada aos cursos d"água e cuja ocorrência é favorecida pelas condições físicas locais.

Reflorestamento de áreas urbanas

O deputado Paulo Gabriel Vieira (Partido da Natureza), de 13 anos, é aluno da 7ª série de uma escola pública em Itapevi e recebeu o apoio dos seus colegas e da professora. "Meus amigos estão quase todos aqui", disse. Autor do PL 74, que dispõe sobre o reflorestamento das áreas urbanas, o jovem vivencia em sua comunidade a contravenção de madeireiras, "que subornam funcionários do Ibama para o corte ilegal de árvores". Segundo o deputado, esses contraventores vendem a madeira na própria comunidade, "que faz postes come ela". Paulo gosta de consertar produtos eletrônicos, por isso pretende seguir a carreira de mecatrônica, disciplina integradora que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica e tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados. Vieira pretende participar de outras edições do Parlamento Jovem, talvez no Partido da Educação, e diz aos jovens que, "para conseguirmos o que queremos, temos de batalhar".

alesp