Recursos para a Associação Ateal de Jundiaí


09/11/2005 15:34

Compartilhar:

Deputado Souza Santos visita a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ateau 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em visita à Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal), o deputado Souza Santos (PL) anunciou, na última semana, a liberação de R$ 100 mil em benefício das atividades desenvolvidas pela entidade. A liberação foi autorizada pelo governador Geraldo Alckmin, que, em audiência com o parlamentar, comprometeu-se a viabilizar o repasse até o final de dezembro.

Localizada no município de Jundiaí, a Ateal é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva e distúrbios da motricidade oral. Fundada em 1982, desenvolve pesquisas em parceria com a Unicamp, prestando atendimento a 2.000 pessoas por mês em média, principalmente à população residente na região de Jundiaí, composta pelos municípios de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itatiba, Morumgaba, Itupeva, Louveira e Cabreúva.

O atendimento atinge todas as faixas etárias e compreende desde a realização de exames em maternidades para a detecção da deficiência auditiva em bebês até a reabilitação da audição em pessoas idosas.

O deputado destacou a amplitude do trabalho realizado, ressaltando que, além da assistência clínica, existe o desenvolvimento de importantes e consistentes atividades de ordem social e campanhas de prevenção da audição. A Ateal presta apoio psicopedagógico e psicoterápico, orientação familiar e inclusão no mercado de trabalho. De acordo com o parlamentar, entre 2001 e 2004, a associação atendeu efetivamente 27.864 pessoas, viabilizando a realização de mais de 7.500 exames laboratoriais e de 2.883 exames genéticos. Nesse período também foram doados 691 aparelhos auditivos e 3.053 pilhas especiais.

ssantos@al.sp.gov.br

alesp