Papel da mulher na política é debatido na comemoração dos 30 anos da Uvesp


16/05/2007 19:03

Compartilhar:

 Deputada Célia Leão e o presidente da Uvesp Sebastião Misiara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CELIA LEAO MULHER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), como parte das comemorações dos 30 anos da entidade, realizou no útimo dia 10, na sede da Natura, o evento "Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável", com apoio institucional do Banco Nossa Caixa.

Além do debate em torno da preservação do meio ambiente, aconteceu o painel de discussão "Papel da Mulher na Política", onde a deputada Célia Leão (PSDB), junto com outras três deputadas, discorreu sobre o assunto para um público em sua maioria masculino. Célia Leão fechou o ciclo de palestras com um discurso muito aplaudido: "A questão da mulher na política me encanta. O mais importante é que, hoje, somos 11 mulheres na Assembléia Legislativa e a dificuldade de elegermos mulheres para cargos públicos é real", afirmou.

A deputada continuou sua exposição dizendo que é preciso haver uma mudança cultural e de comportamento nesse cenário, onde a mulher é vista como um ser muito frágil. "Infelizmente, na política, nós ainda precisamos mostrar que somos capazes. E a grande verdade é que homens e mulheres se completam, principalmente na política. O grande diferencial é que os homens são mais racionais e as mulheres participam de todos os temas com ternura", apontou a deputada, afirmando ainda que a luta deve ser sempre pela preservação do equilíbrio.

No final de seu discurso, a deputada Célia Leão disse que as mulheres que participam da política possuem uma missão muito especial. "Muitas vezes, nós deixamos nossa família de lado, não conseguimos conciliar nossas agendas com a de nossos filhos. Mas fazemos isso, nos dedicamos à política, porque acreditamos com o nosso coração em um Brasil melhor", encerrou a deputada.

O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, afirmou que aquele debate estava sendo muito importante para a questão do meio ambiente. Misiara completou dizendo que as pesquisas apontam para um crescimento da participação da mulher na vida pública, como também para avanços significativos no campo dos valores sociais e políticos e na articulação dos movimentos com os partidos. A Uvesp também convidou para o debate as deputadas Ana Perugini (PT), Rita Passos (PV) e Vanessa Damo (PV).

cleao@al.sp.gov.br

alesp