Prefeitos da região Central do Estado reúnem-se em Boracéia


06/03/2007 18:40

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias visita o município de Boracéia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tobias boraceia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou na última sexta-feira, 2/3, da reunião da Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo (Amcesp), realizada nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do município de Boracéia.

Durante o evento, o deputado emitiu sua opinião sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), cuja regulamentação está tramitando no Congresso Nacional e sobre a qual muitos prefeitos ainda têm dúvida. Na avaliação de Pedro Tobias, o projeto original do Fundeb é "um presente de grego" do governo federal para os Estados e municípios. "Os investimentos no Fundeb serão de cerca de R$ 60 bilhões, mas apenas R$ 2 bilhões repassados pelo governo federal. O restante do dinheiro será dividido entre Estados e municípios, assim como acontece com a Lei Kandir. Não adianta fazer a lei e não repassar recursos suficientes. O Fundeb ainda é um assunto muito polêmico e os prefeitos precisam ficar atentos", alertou Tobias diante de oito prefeitos, dois vice-prefeitos e quator representantes de prefeitos que compareceram à segunda reunião da Amcesp deste ano. Ele acrescentou que São Paulo é o único Estado do país que investe 30% do Orçamento na área da Educação.

Tobias também orientou os prefeitos sobre o perfil do governo José Serra. De acordo com o deputado tucano, o novo governo paulista irá liberar recursos baseado em critérios técnicos e para projetos de grande alcance social. "Os prefeitos devem elaborar projetos detalhados de suas prioridades e entregar nas respectivas secretarias de Estado, para avaliação técnica e financeira, e assim viabilizar obras municipais", aconselhou Pedro Tobias.

Anfitrião do encontro, Dirceu Massucato, prefeito de Boracéia, saudou e agradeceu a presença dos demais prefeitos, deputados e da imprensa. Ele comentou o trabalho desenvolvido pela Amcesp nos últimos anos destacadno que, "antigamente, as reuniões da entidade eram apenas festas de confraternização". "Atualmente, são encontros de muito trabalho, onde estamos unidos para apresentar os pleitos da região."

Além do deputado Pedro Tobias, também prestigiaram a reunião o deputado federal José Paulo Toffano (PV), o assessor parlamentar Sérgio Murilo, que representou o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), os prefeitos de Avaí, Bariri, Barra Bonita, Jaú, Rincão, Itaju, Reginópolis, Iacanga e Bocaina, e os vice-prefeitos de Arealva e Mineiros do Tietê.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp