Deputada sugere comissões especiais nas Câmaras para acompanhar ações da Sabesp


12/02/2009 11:45

Compartilhar:

Deputada Ana Perugini quer mais fiscalização sobre a Sabesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/ANAPERUGINISABESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Perugini (PT) defendeu, em Salto, Comissões Especiais nas Câmaras Municipais para acompanhar as ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A proposta, feita na sexta-feira, 6/2, na reunião do Comitê do Rio Sorocaba e Médio Tietê, que contou com a participação de autoridades e lideranças políticas que fazem parte da bacia hidrográfica, composta por 34 municípios.

O objetivo é fortalecer as cidades na negociação e renovação de contratos das prefeituras com a Sabesp. "Carrego o sonho de que a Sabesp possa se apresentar em benefício do cidadão paulista, como uma concessionária firme, forte e atuante", afirma Perugini.

Embora a deputada reconheça sinais de mudança na postura de dirigentes da empresa, ela chama a atenção para o baixo índice de tratamento de esgoto no Estado, aquém do estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

A reunião foi comandada pelo presidente do Comitê do Rio Sorocaba e Médio Tietê, Wendell Rodrigues Vanderley. Compuseram a mesa de trabalhos Cláudio Maffei, prefeito de Porto Feliz; Sétimo Humberto Marangon, da regional da Cetesb em Sorocaba; José Geraldo Garcia, prefeito de Salto; professor André Cordeiro, e Rui Brasil, da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia.

O encontro foi marcado pelas críticas de lideranças envolvendo os processos de renegociação de contratos em razão de obras paradas, como em São Roque, que tem uma Estação de Tratamento de Esgoto em construção desde 1997, sem conclusão. A cidade conta também com uma Estação Elevatória, que funcionou só por dois anos.

Essas situações mostram a deficiência da Sabesp, na visão do ex-vereador Maurício Tavares de Lima, e de Ivonildo Vieira, da Associação Missionária dos Amigos e Servos do Senhor Jesus "Fonte de Água Viva". O vereador Júlio Mariano aproveitou para cobrar uma mudança de postura da Sabesp em benefício de São Roque. "A sociedade deve marcar presença ao lado dos prefeitos nessa negociação", defendeu Ildéia Maria de Souza, vereadora de Mairinque.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp