Diário Oficial disponível para consulta on line


01/10/2008 19:39

Compartilhar:

Primeira edição do Diário Oficial, de 1º de maio de 1891<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/diario oficial.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir desta quarta-feira, 1º/10, o governo do Estado dá um passo em direção à transparência de seu trabalho na administração pública: todo cidadão poderá obter pela internet qualquer informação sobre o Diário Oficial desde a edição de 1º de maio de 1891, dia em que foi criada a Imprensa Oficial do Estado. O arquivo, contendo um gigantesco banco de dados, dispõe para consulta 7 milhões de páginas do Diário Oficial " 117 anos de jornal ", e será atualizado diariamente, com a inclusão das páginas das novas edições do jornal.

A consulta on line está disponível desde 2006, mas só agora todos os serviços são gratuitos. "A cobrança era um fator que limitava o acesso. Seguindo as diretrizes do atual governo, que pretende tornar o Estado de São Paulo uma referência na oferta de serviços on line, decidimos liberar a pesquisa no acervo", declarou o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres. Segundo ele, o projeto de digitalização do Diário Oficial visa, além de valorizar e dar transparência às informações de interesse público, garantir a sua perenidade.

A versão impressa do jornal continuará a ser produzida, para atender seus cerca de 10 mil assinantes, em sua maioria órgãos e entidades da administração pública, empresas privadas e escritórios de advocacia. A legitimidade dos documentos copiados da versão on line pode ser garantida pela certificação digital, oferecida pela Imprensa Oficial, uma das seis certificações autorizadas do Brasil.

As consultas podem ser realizadas no endereço

www.imprensaoficial.com.br.

alesp