Sessão em solidariedade aos palestinos lota Assembléia


02/12/2003 18:18

Compartilhar:

Deputado Said Mourad preside sessão solene que comemora o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Sol palestina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Said Mourad

Por solicitação do deputado Said Mourad (PFL), a Assembléia Legislativa realizou sessão solene na sexta-feira, 28/11, para comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

Said Mourad (PFL) destacou a importância do evento para enaltecer a luta pela paz e o apoio irrestrito à justa causa dos palestinos por um Estado democrático, em sua própria terra. O deputado lembrou que a primeira recepção oficial a uma autoridade de que participou foi ao representante palestino no Brasil. "O fato de a primeira sessão solene que presidi na Assembléia ser justamente em solidariedade aos palestinos servirá para deixar patente a minha identificação com a luta justa deste povo oprimido há mais de 50 anos".

Estiveram presentes os deputados federais Jamil Murad (PCdoB) e Arnaldo Faria de Sá (PTB); o embaixador da Palestina no Brasil, Musa Amer Odeh; o Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Omar Torres Olivares; o Arcebispo Ortodoxo do Brasil, dom Damaskinos Mansur; o xeque Abdo Nasser El Khatib; e o Secretario Municipal de Relações Internacionais, Kjeld Jacobsen, que no ato representou a prefeita Marta Suplicy.

Os oradores destacaram a posição do governo Lula, solidária aos árabes, e a decisão do presidente brasileiro de visitar o Oriente Médio com o objetivo de estreitar os laços de cooperação e amizade entre os árabes e o Brasil.

Na ocasião, apresentou-se o grupo teatral A Intifada, com a peça Crianças da Palestina, com música e poesias de Mahmud Darwish e Fadua Tuqan e elenco formado por profissionais do Conservatório Carlos Gomes, que tem mais de cem anos. No final da apresentação, os atores distribuíram flores ao público.

Said Mourad

Paralelamente ao evento ocorreu uma exposição de quadros palestinos do artista Muhammad Baker. O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi instituído pela ONU em 29 de novembro de 1979. A Assembléia paulista ratificou a decisão e passou a comemorar a data em sessão solene anual.

saismourad@al.sp.gov.br

alesp