Estado pode ter programa para o tratamento da anorexia


09/01/2007 16:53

Compartilhar:

Deputado Valdomiro Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Valdomiro Lopes021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A anorexia nervosa pode passar a ser tratada como assunto de saúde pública. O Projeto de Lei 80/05, do deputado Valdomiro Lopes (PSB), aprovado pela Assembléia Legislativa em 21/12/2006, prevê a criação do Programa Multidisciplinar para Tratamento da Anorexia no Estado de São Paulo. A nova lei determina o atendimento especializado dos pacientes com os sintomas da doença em pelo menos duas unidades públicas de saúde localizadas em cada uma das regiões administrativas do Estado.

O Estado terá de colocar à disposição dos pacientes um grupo de médicos composto por endocrinologista, gastroenterologista, psiquiatra, psicólogo, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. A lei prevê ainda a nomeação de um diretor para o programa.

O deputado Valdomiro Lopes, que é médico, diz que a anorexia é uma doença silenciosa, que deve ter tratamento preventivo para evitar o aumento do número de mortes, cuja incidência vem crescendo, principalmente entre modelos que buscam o padrão de beleza magérrimo. "Os pais devem ficar atentos principalmente com filhas adolescentes", alerta o parlamentar.

O projeto aprovado pela Assembléia ainda precisa passar pela sanção do governador José Serra para ser transformado em lei.

vlopes@al.sp.gov.br

alesp