Deputada participa de Encontro Feminista


11/10/2005 17:09

Compartilhar:

Deputada Ana Martins participa do 10º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AMARTINS Feminista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Martins (PCdoB), integrante do Conselho Consultivo da União Brasileira de Mulheres (UBM) e proponente da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher, Criança e Adolescente, participa do 10º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado de 9 a 12 de outubro, na cidade de Serra Negra, interior do Estado de São Paulo. Esta atividade integra as comemorações do Ano Internacional da Mulher Latino-Americana e Caribenha - 2005, proposta ao Parlamento Latino-Americano (Parlatino), que foi aprovada e instituída em 22 países das Américas e Caribe.

O Encontro Feminista fixou como eixo central a Radicalização do Feminismo e da Democracia. A participação de cerca de 1,5 mil mulheres fez dele um espaço privilegiado de debates sobre o feminismo, explica a deputada. "As participantes reuniram-se para refletir especialmente a respeito da criação de uma conexão entre a discussão sobre feminismo com as questões que estão colocadas hoje no mundo e na América Latina e Caribe", esclarece a parlamentar.

Segundo as organizadoras do Encontro, "pensar o feminismo é pensar o mundo, isto é, trata-se de pensar os desafios colocados no campo social e político. Assim, discutir o feminismo não significa ficarmos alheias ao que está se passando na região e no planeta, mas sim elegermos o feminismo como ponto de partida para a construção de pensamento político."

Para retomar a discussão do feminismo como pensamento político, o conceito da democracia é fundamental por ser um elemento-chave nessa discussão, uma vez que as ações feministas sustentam essa idéia e proposta e porque a partir de uma concepção feminista aprofundada de democracia será possível enfrentar politicamente as várias visões, as várias correntes de pensamento, expressando o compromisso feminista com a construção da própria democracia", defende a Comissão Organizadora, composta por feministas com perfil diverso.

As mulheres participantes do evento atuam em diferentes campos feministas como o movimento de mulheres negras, movimento lésbico, de jovens, de saúde e direitos sexuais e reprodutivos, de educação popular, pelos direitos humanos, entre outros. O Comitê Consultivo do 10º Encontro reúne feministas das cinco regiões do Brasil e de países do Cone Sul " Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. "São mulheres que têm dado importantes contribuições para a construção e o fortalecimento dos movimentos feministas no Brasil e no Cone Sul", finaliza Ana Martins.

"Feminismo e democracia": o eixo central do 10º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe foi o tema do painel de abertura do evento que ocorreu no dia 10 de outubro. Estiveram presentes 1.250 mulheres " de diferentes raças, etnias e classes sociais " ,de 28 países da América Latina e Caribe, bem como militantes de países europeus e dos Estados Unidos.

amartins@al.sp.gov.br

alesp