Arte criada por operários da construção civil, no Cândido Portinari


24/06/2008 17:31

Compartilhar:

A exposição permanecerá aberta no mezanino do Hall Monumental até 5 de julho, das 10 às 18 horas, exceto aos sábados e domingos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/MASSA EXPO MESTRES 204ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Da terra ao povo" é o título da exposição inaugurada ontem no Espaço Cândido Portinari organizada pela Superintendência do Patrimônio Cultural juntamente com a Associação Mestres da Obra. A mostra reúne peças criadas por operários da construção civil a partir da transformação de resíduos em obras de arte.

Segundo o presidente daquela associação, arquiteto Arthur Pugliese: "o movimento migratório experimentado pela grande maioria dos operários da construção civil das metrópoles brasileiras implica na fragmentação de uma identidade. Ao chegar, o migrante começa um processo individual, profundo e complexo, disparado pelas mudanças de códigos culturais em que as referências conhecidas já não funcionam mais onde se desfaz um conjunto articulado de valores que lhe dão a necessária sustentação ao trânsito cotidiano."

"Este cenário, esclarece Pugliese, fez com que a Associação Mestres da Obra surgisse e, com o intuito de fortalecer a qualidade de vida e o desenvolvimento humano de operários da construção civil, passou a implementar atividades culturais dentro de canteiros de obras. Nesses espaços, acontece uma relação intensa com o aprendizado, com a responsabilidade sócio-ambiental e com a produção de conhecimentos."

alesp