Verba para Eco Fonte Mata Atlântica, em Santos


11/12/2009 18:35

Compartilhar:

Maquete do relógio ecológico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/PAULOALEXPRACA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado vai financiar a criação de um novo atrativo turístico para Santos, associado ao meio ambiente sustentável. Batizado de Eco Fonte Mata Atlântica, o projeto idealizado pelo artista plástico Paulo Consentino terá parte do seu custo financiado pela emenda parlamentar do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Nesta semana, o deputado esteve na Casa Civil e obteve, do governador José Serra, a liberação de R$ 250 mil para o projeto. A secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, também negocia o apoio do governo federal e iniciativa privada. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2010.

A Eco Fonte é um espelho d"água que será construído na praça Luiz La Scalla, próximo ao Aquário Municipal. No local, haverá um relógio alimentado por energia solar. Um mosaico artístico em formato circular, com 10m de diâmetro, que destacará temas marinhos criados pelo artista plástico.

Outra novidade estará na indicação do horário no relógio ecológico. A hora certa será mostrada em 24 jatos d"água sincronizados com o relógio central. Doze esculturas giratórias complementam a Eco Fonte, que receberá uma iluminação especial para proporcionar o colorido das águas.

A sala das máquinas da fonte, onde ficarão as baterias do relógio ecológico, vai abrigar a Estação de Informação Ambiental. O local terá ainda painéis ilustrativos explicando o aproveitamento da energia solar. De acordo com o deputado, haverá visitas monitoradas de alunos à estação em aulas práticas de educação ambiental.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp