Obrigatoriedade de telhados brancos em edifícios públicos


12/12/2011 18:42

Compartilhar:


O Projeto de Lei nº 790/2010, de autoria do deputado Vinícius Camarinha (PSB), obriga a adoção do projeto Telhado Branco nos edifícios públicos e nos que vierem a ser construídos no Estado, ainda que destinados à população.

Na justificativa do projeto, o deputado explica que as coberturas brancas dos edifícios irão proporcionar o reflexo da luz solar e a consequente redução do aquecimento ambiental e das ilhas de calor nos espaços urbanos.

A implantação do projeto Telhado Branco consiste na adoção das seguintes medidas: em edificações já existentes a adaptação de topos dos edifícios tornando-os brancos por meio de da pintura e a substituição de telhas de outras cores por de cor branca.

Camarinha analisa que essa ação já é praticada em muitos países como Estados Unidos e México. O parlamentar argumenta, na justificativa, que: "Trata-se de uma medida simples, barata, mas com efeitos muito benéficos e imediatos ao meio ambiente e ao bem estar e à saúde da população".

A proposição estabelece que a implantação de Telhados Brancos seja obrigatória em todas as construções edificadas com financiamento oriundo de recursos do governo do Estado de São Paulo.

alesp