Descendentes criam o Circolo Italiano di Atibaia


07/12/2011 12:56

Compartilhar:

Beto Trícoli fala na fundação do Circolo Italiano di Atibaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/BETOTRICOLIcirculoITALIANOg.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Descendentes de famílias italianas fundaram nesta semana o Circulo Italiano di Atibaia, entidade sem fins lucrativos que pretende valorizar e promover a cultura italiana no município. Membros de aproximadamente 100 famílias participaram do evento, realizado no Hotel Gran Roca na última segunda-feira, 28/11. A cerimônia marcou ainda a eleição da diretoria do Circolo, que será presidido por Rubens Romano.

Durante o evento, bisnetos, netos, filhos e até mesmo italianos puderam trocar experiências sobre a vinda de cada família para Atibaia. Muitos veem no Circolo uma oportunidade para o fortalecimento dos laços dos imigrantes italianos na cidade.

Beto Trícoli, bisneto de italianos, participou da cerimônia de fundação. Ele parabenizou os descendentes pela iniciativa e falou do processo de retomada das sociedades italianas na região. O deputado lembrou da organização do Momento Itália-Brasil, pelos consulados e embaixadas italianos de todo o país. "O Circolo de Atibaia nasce numa época bastante importante: a dos 150 anos da unificação da Itália e do nascimento da República Italiana", disse.

O Circolo foi criado com a missão de promover o ensino da língua italiana em Atibaia. Também pretende divulgar e fortalecer a cultura italiana por meio de apresentações culturais e eventos gastronômicos, entre outros eventos. A primeira reunião da diretoria do Circolo Italiano di Atibaia está prevista para o dia 12/12.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp