Embu: terra de todas as artes


08/07/2008 16:53

Compartilhar:

Embu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/embu 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artesanato de Embu <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Embu das artes(Roberto)_0511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igreja <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Embu das artes(Roberto)-igreja de embu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O município de Embu tem origem na aldeia de Bohi, ou M´Boy, criada pelos padres da Companhia de Jesus na primeira metade do século XVII. Em 1690, o padre jesuíta Belchior de Pontes inicia a construção da atual Igreja do Rosário, levando para o local a padroeira, os altares e os santos da primitiva capela, fundada em um aldeamento indígena para fins de catequese em 1554. No século XIX, o conjunto arquitetônico dos jesuítas do Embu ganha várias esculturas sacras e entalhes do padre Macaé, também conservados na igreja e no museu de arte sacra.

Os tesouros dos jesuítas estão bem guardados pelo povo de Embu e atualmente podem ser vistos por qualquer turista que visite a cidade. Monumentos nacionais, o museu, a igreja e ainda o convento foram tombados pelo patrimônio histórico (Sphan) em 1938, e, por indicação de Mário de Andrade, foram fielmente restaurados em 1939. O município, apesar de localizar-se a apenas 27 quilômetros da capital do Estado, mantém características das cidades do interior, possuindo antiquários, galerias de arte e lojas de artesanato. Elevada à categoria de estância turística em 1979, Embu possui 230 mil habitantes, sendo que 60% do município localiza-se em áreas de mananciais. Dentre as várias atrações locais destacam-se:



Museu de Arte Sacra dos Jesuítas



O conjunto jesuítico está aberto a visitação e sedia o Museu de Arte Sacra. Lá pode-se apreciar imagens de anjos, santos e personagens bíblicos entalhados em madeira, datados dos séculos XVII e XIX. O complexo do Embu, incluindo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, está entre as mais antigas e preciosas peças jesuíticas do Estado.



Capela de São Lázaro



Construída em 1934 pela comunidade embuense, estilizada em 1969 para ficar em harmonia com o conjunto jesuítico, tem como principais atrativos as imagens de São Lázaro e do Santo Cristo.



Feira das Artes



Iniciada nos anos 50 com o movimento de artistas que encontraram em Embu o lugar perfeito para desenvolver suas obras, a feira atrai em média 20 mil pessoas a cada fim de semana. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h, nas principais ruas do município.



Memorial Sakai



Inaugurado em novembro de 2003, reúne dezenas de peças do artista Tadakyio Sakai, um dos principais representates da escultura em terracota no Brasil, respeitado por sua criação e originalidade de sua obra.

alesp